Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

2 Como fazer intervalos nomeados no Excel

Intervalos Nomeados: Domine este recurso e você dominará o Excel.

A planilha eletrônica é uma ferramenta utilizada para trabalhar com um grande número de informações de forma fácil e rápida. Algumas planilhas podem apresentar fórmulas mais complexas, que necessitam de um esforço maior para interpretar o que elas fazem. O recurso ‘Nomear Intervalo do Excel’ possibilita nomear uma célula ou um intervalo de células, para que as fórmulas fiquem mais simples e compreensíveis.

Como exemplo, imagine o seguinte cenário: Calcular o total de vendas de um período. Ao invés de digitar referências de células =SOMA(C2:C9), é mais fácil selecionar o intervalo e nomeá-lo como ‘Vendas’, e em seguida inserir a fórmula de maneira simples e intuitiva: =SOMA(Vendas).

Como nomear um intervalo no Excel 

1 – Selecione o intervalo que deseja nomear
2 – Digite um nome na caixa Nome e pressione Enter.

como-fazer-intervalo-nomeado-no-excel

Agora o intervalo está nomeado e disponível para uso. Neste exemplo foi configurado um intervalo nomeado ‘Vendas’ que contém as células C2: C9. A célula E2 contém a soma com o total geral de vendas e é calculado através da fórmula = SOMA(Vendas).

somar-vendas-intervalo-nomeado-excel

Ao definir um intervalo é possível determinar também o seu escopo. Por padrão o Excel define o escopo como “Pasta de Trabalho”. Isto significa que o intervalo nomeado poderá ser utilizado em qualquer planilha da Pasta de Trabalho. No entanto pode-se definir o escopo para ter o alcance de uma única planilha. Neste caso o nome do intervalo só é reconhecido na planilha de origem.


Gerenciar intervalos nomeados no Excel

Como editar ou excluir um intervalo nomeado


À medida que os dados são inseridos na planilha pode haver a necessidade de aumentar, diminuir ou excluir um intervalo nomeado existente. Através do Gerenciador de Nomes é possível editar, excluir e ainda criar um novo intervalo nomeado. 

definir-nome-intervalo-excel

OBS: Não é possível renomear um intervalo. Caso seja necessário, deve-se excluir e criar um novo intervalo.


Qual é a vantagem em utilizar intervalos nomeados no Excel?

O uso de intervalos nomeados permite simplificar a criação e interpretação retrospectiva de fórmulas, o que a longo prazo pode lhe poupar tempo. Outro ponto importante é a capacidade de navegar rapidamente para uma seção de sua planilha. Para isso basta ir até a caixa de nomes, clicar sobre ela e escolher o intervalo que deseja selecionar.
vantagem-intervalo-nomeado-excel


Nas funções de pesquisa PROCV e ÍNDICE + CORRESP, um dos parâmetros é informar a matriz de dados que contém as informações. Definir um nome para o intervalo referente a matriz de dados é um recurso muito útil para estas funções, como mostrado em:

Como utilizar a função PROCV para pesquisar valores

Pesquisar valores verticalmente utilizando ÍNDICE e CORRESP


Baixe aqui a planilha utilizada neste artigo e navegue entre os intervalos nomeados, crie novos intervalos ou modifique os já existentes.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

2 comentários :

  1. Esse blog é realmente excelente, a explicação para o que eu precisava foi clara e 100% eficaz.

    Muito obrigada! Há conta do BB para transferência bancária para doação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milene, que maravilha, fico muito contente pelo seu feedback positivo, continue acompanhando o blog que virá muita coisa nova esse ano.

      Se desejar colaborar para elaboração de novos conteúdos pode realizar a transferência na seguinte conta do BB- AG:0695-5 C/C: 17116-6 em nome de
      Ricardo Fialkoski.

      Uma grande abraço e sucesso para você!

      Excluir

Comentário(s):