Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

6 Como utilizar a Validação de Dados do Excel

Como criar uma lista suspensa no Excel

O Excel é uma ótima ferramenta para elaborar e organizar planilhas de controle. É muito comum a criação de formulários, nos quais o usuário irá inserir os dados que irão compor a planilha. Porém, ao digitar, existe uma grande possibilidade de informar um valor diferente daquele que deveria ter sido digitado e comprometer a integridade das informações. Para prevenir esta situação é necessário limitar ou restringir os valores que serão inseridos. Para isso, deve-se utilizar o recurso Validação de Dados do Excel.

Como validar dados no Excel a partir de uma lista

Como adicionar uma lista suspensa


O Excel permite criar uma lista suspensa para controlar o tipo de dados ou os valores que os usuários inserem em uma célula. Por exemplo, se você possui uma lista de funcionários e pretende atribuir um departamento ao lado de cada nome dos empregados, pode-se utilizar uma lista suspensa ao invés de digitar os departamentos. 

Abaixo está um exemplo de como usar esta opção de validação de dados. 

1. Selecione a guia “Plan2” da planilha e digite de acordo com a figura abaixo:

fazer-lista-suspensa-no-excel

2. Selecione o intervalo A4: A10 e digite Departamento na caixa de nomes conforme a tela acima.

3. Selecione a guia “Cadastro” da planilha e selecione as células na coluna Departamento (D5: D15)

lista-suspensa-no-excel

4. Em seguida clique na guia Dados e selecione a opção Validação de Dados como na tela abaixo:

validacao-de-dados-no-excel

5. A seguinte tela será exibida. Na aba Configuraçãoes selecione Lista no campo Permitir. No campo Fonte insira o nome do intervalo que você criou no passo 1. Para inserir o nome do intervalo (Departamento), você pode digitar =Departamento ou pressionar F3 e, em seguida, selecionar Departamento na lista de intervalos nomeados.

como-fazer-uma-lista-suspensa-no-excel

6. Insira as informações dos funcionários. Para escolher o departamento selecione o menu drop down na coluna D. Uma lista de departamentos será mostrada. Basta selecionar para adicionar automaticamente na sua planilha.

cadastro-de-funcionarios-no-excel

Se você tentar inserir um departamento que não faça parte da lista de Departamentos, o sistema não aceitará e aparecerá a mensagem de erro abaixo:

mensagem-personalizada-validacao-de-dados-excel

É possível personalizar a mensagem de erro e o tipo de alerta acessando a aba “Alerta de Erro” na tela de Validação de dados.

Existem diversas situações em que se pode aplicar a validação de dados. Este é um de uma série de posts em que este assunto será tratado. 

Baixe aqui a planilha utilizada neste exemplo, personalize a mensagem de erro e teste os outros estilos de alerta para conhecer o que cada um deles faz.

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

6 comentários :

  1. Olá Ricardo!

    Primeiramente obrigado pelo conteúdo oferecido em seu site que é muito bom e de forma usual.

    Estou com um dilema ao tentar criar correlação com a validação de dados:

    - Tenho uma célula (B2) onde coloquei a validação (lista) com os meses do ano;
    - Os dados com os meses estão na mesma planilha e cada mês tem o seu nº de dias úteis;
    - Criei um "Procv" na célula (D2) onde é retornado o nº de dias úteis para o mês selecionado na célula (B2);

    - Agora na célula (C4) contém uma validação que ficará à disposição para a escolha do nº de dias necessários, mas que nunca poderá superar o nº de dias úteis já especificado na tabela. Este é o meu problema, não consigo gerar essa amarração na célula (C4).

    - Gostaria de enviar uma imagem, mas não sei se é possível.

    Agradeço a oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Lexk Dedeia, a minha sugestão para seu problema é você retirar a validação de lista da célula C4 e deixar que o usuario digite o número de dias úteis necessários. Então aplique na célula C4 um outro tipo de validação do tipo Número Inteiro de acordo com o exemplo que fiz pra você disponível para download aqui http://migre.me/o12MJ . Espero ter ajudado. Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Olá Ricardo, boa noite.

    É possível determinar que um campo, em uma tabela, seja obrigatório usando a mesma VALIDAÇÃO DE DADOS?

    Obrigado, abraços

    Júlio Criciuma/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Julio, somente através de VBA. Veja este tutorial: http://goo.gl/tHQRxB

      Excluir

Comentário(s):