: Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK - - 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL
Excel na Web

9 Procv ao Contrario Como fazer no Excel


Como fazer PROCV ao Contrario no Excel. O Excel oferece uma variedade de recursos que podem ser utilizados para localizar uma informação na planilha. A maneira mais popular é usar a Função PROCV como mostrado no artigo: Função Procv Como utilizar no Excel. Porém com esta função só é possível retornar os valores que estão à direita da coluna de pesquisa. Mas, e nos casos em que é necessário fazer PROCV para Esquerda? Ou seja, fazer PROCV invertido?

Leia este artigo e encontre as respostas para:

  • Como fazer PROCV AO CONTRARIO no Excel? 
  • Como fazer PROCV da Esquerda para Direita? 
  • PROCV INVERTIDO da para fazer no Excel? 
  • É possível fazer um PROCV para a ESQUERDA?


Para conseguir fazer o PROCV ao Contrario precisamos primeiro entender e substituir o PROCV pelas Funções  ÍNDICE e CORRESP.

Como funciona a Função ÍNDICE

A sua utilização é muito semelhante ao PROCV.  A função ÍNDICE retorna o resultado da interseção de uma linha com uma coluna, sendo possível retornar valores que estão à direita ou à esquerda da coluna de pesquisa.

Abaixo está um exemplo do uso de ÍNDICE para retornar o valor "Chevrolet", assumindo que você já sabe que o valor está na 4ª linha da matriz C2:C8.


O problema é que, ao realizar uma pesquisa, geralmente não sabe-se em que linha está localizado o valor de retorno.

Para que a função ÍNDICE faça o mesmo que a função PROCV, ela deve ser utilizada em conjunto com a função CORRESP. No post anterior Entenda como funciona a função CORRESP eu expliquei como é a sintaxe da função CORRESP. Agora vamos aprender a sintaxe da função ÍNDICE:

Sintaxe: =ÍNDICE(matriz;núm_linha;[núm_coluna])

  • matriz: é um intervalo de células que contém os dados para a pesquisa.
  • núm_linha: seleciona a linha na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado.
  • núm_coluna: seleciona a coluna na matriz a partir da qual um valor deverá ser retornado. 

Como usar ÍNDICE + CORRESP juntos 

Ao utilizar as funções ÍNDICE + CORRESP  temos que o ÍNDICE determina o local onde será realizada a pesquisa e o CORRESP identifica a linha do valor de retorno no intervalo.

Deve-se pensar da seguinte forma:

=ÍNDICE (coluna a qual eu quero retornar um valor; CORRESP (meu item de pesquisa, coluna que contem o item de pesquisa, com correspondência exata).

O exemplo abaixo irá utilizar as funções ÍNDICE e CORRESP para retornar as vendas do mês e a marca do veículo a partir do modelo digitado:


O Excel interpretou assim:

= ÍNDICE(retorne o valor no intervalo da tabela D2:D8; na célula que está na interseção de, CORRESP (linha que “GOL” está localizado) e na coluna 0))


PROCV AO CONTRARIO COMO FAZER NO EXCEL

 O principal diferencial das funções ÍNDICE e CORRESP é a capacidade de realizar pesquisas e retornar os valores que estão à esquerda da tabela, enquanto PROCV só funciona da esquerda para a direita.

O exemplo abaixo utiliza ÍNDICE + CORRESP para retornar um valor que está à esquerda do termo pesquisado. 



O Excel é uma das ferramentas mais eficientes do pacote Office, porém as vezes é necessário ser criativo para poder usar os seus recursos de forma eficiente.

Se quiser se aprofundar mais em funções de pesquisa e aprender a elaborar uma função que permita informar duas ou mais condições leia:





Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

Comentário(s):

9 comentários :

  1. Olá Ricardo
    Como converter um planilha em HTML funcional na web?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola jcmacedo, se você precisa usar uma planilha que funciona na web eu recomendo que você utilize o serviço do Excel Online da microsoft. Ao criar uma planilha no Excel Online você pode facilmente compartilhar ou inserir no codigo seu codigo html, podendo deixar disponivel para edição ou não. De uma olhada neste artigo. Neste exemplo eu uso uma planilha inserida no html da forma que lhe indiquei! http://www.excelnaweb.com.br/2012/02/funcao-procv.html Abraços!

      Excluir
  2. Professor, excelente! Tem algum material no YouTube? Ou livro seu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Wilson, muito obrigado! Estou começando a desenvolver meu canal no Youtube. Te convido a conhecer e se inscrever pois muito me breve começarei a postar algumas video aulas bem interessantes de Excel. Este é o link do canal:

      https://www.youtube.com/channel/UCJgS8jyG4Ux8N2Xq5cegKSw

      Abraços, Ricardo.

      Excluir
  3. Parabéns!!! Muito bom seu trabalho!! Att. Francesco P.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Francesco! Muito obrigado pelo comentário!

      Desejo que tenha excelentes resultados utilizando nossos conteúdos.

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns, que conteúdo excelente para estudar!! Fica fácil aprender com estas dicas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir