: Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK - - 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL
Excel na Web

46 Como usar a Função Se no Excel


Como usar a Função Se no Excel. Aprenda os segredos de uma das funções mais usadas no mundo. O Excel oferece diversas funções que facilitam a coleta e análise de informações em uma planilha. A Função SE é uma das funções mais úteis do Excel. Em muitos casos há a necessidade de estabelecer uma condição para comparar valores ou obter respostas diferentes para uma mesma pergunta. A solução nestes casos é usar a Função SE do Excel.


Continue lendo para aprender a:
  • Como usar a Função =SE do Excel
  • Como criar condições no Excel com a Função SE
  • Como calcular comissão no Excel


Como funciona a Função SE Excel

A Função SE verifica uma condição lógica afim de executar cálculos diferentes dependendo se a resposta à sua pergunta é verdadeiro ou falso. Uma condição lógica é quando um evento somente acontece se outro evento ocorrer também como em: “Se o despertador tocar, eu vou acordar; senão vou continuar dormindo”.


Sintaxe: =SE (teste_lógico; condição_se_verdadeiro; condição_se_falso)


Como usar a Função SE Excel

Neste exemplo vamos calcular a comissão  de acordo com a quantidade de vendas de cada vendedor. Para isso vamos usar a Função Se do Excel para obter o resultado desejado:



O valor da comissão adotará o seguinte critério: Acima de 5 unidades vendidas será paga a comissão de 10% sobre o valor total de vendas na coluna F; e para vendas abaixo de 5 unidades será pago 7% de comissão.

A Função SE da linha 2 deve ser lida da seguinte forma:

=SE (o número de unidades na célula D2 é > 5; pegue o total na célula F2 x 10%; caso contrário pegue o total na célula F2 x 7%).

Diante do exposto a fórmula real que você deve digitar na célula G2 é:

=SE(D2>5;F2 *10%; F2 *7%)

Como usar a Função Se para exibir um texto no Excel

A Função SE, além de ser útil para fazer cálculos no Excel, pode retornar um número ou um texto qualquer. Para isso deve-se inserir aspas duplas entre os resultados que se quer mostrar. O exemplo anterior poderia ser representado assim:

=SE(D2>5;"Pagar 10%";"Pagar 7%")

Observe na figura abaixo o resultado obtido na coluna G:



Se precisar usar mais do que uma condição, ou seja, usar a Função Se com duas condições ou três condições, você deve usar a Função SE Composta. O que é a Função Se composta?

São Funções SE aninhadas, ou seja, Função SE dentro de SE. 

Para aprender a fazer a Função SE dentro de Se com até cinco condições acesse este link:

Como usar a Função SE Composta no Excel


Use outros operadores com a Função SE


O teste de lógica é sempre uma comparação entre os dois valores. Os operadores de comparação são usados, por exemplo, para ver se o valor do primeiro é maior ou menor do que o segundo, ou igual a ele. Você pode usar outros operadores:

  • = Igual a
  • < Menor que
  • <= Menor ou igual a
  • >= Maior ou igual a
  • <> Diferente de

Enquanto a seção de teste de lógica se limita a responder a uma pergunta de verdadeiro ou falso, os dois últimos argumentos da Função SE são flexíveis de modo a atender as necessidades de cada caso.

Agora pratique. Baixe aqui a planilha utilizada neste exemplo, copie as fórmulas
para o restante da coluna e veja o resultado.


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Ricardo Fialkoski é formado em Sistemas de Informação, gosta de programação orientada a objetos mas tem como Hobby desenvolver Soluções avançadas em Excel. e VBA.

Comentário(s):

46 comentários :

  1. O Ricardo, verifica se você pode me ajudar, estamos fazendo um bolão da primeira fase da copa do mundo e a regra é a seguinte.
    Se acertar o placar ganha 5 pontos, se acertar quem venceu ganha 3 pontos e caso contrario 0, mas eu não estou conseguindo fazer um SE para dar uma resultado na mesma celula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sidney! Visto que a pessoa pode ao mesmo tempo acertar o placar e acertar quem ganhou a partida, sua fórmula deve ser parecida com esta:

      =SE(E(A1="Acertou placar";B1="Acertou quem venceu");8;SE(E(A1="Acertou placar";B1="");5;SE(E(A1="";B1="Acertou quem venceu");3;0)))

      Substitua os trechos "Acertou placar", "Acertou quem venceu" ... pelas células que você quer comparar.

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  2. Gostava de tirar uma duvida. Tenho uma folha de calculo em excel onnline, o que se passa é que quero , por exemplo o campo B automatico se o A estiver preenchido aumentando +1 a celula anterior B.. Percebeu minha duvida? Mt obrigado..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a sua fórmula fica assim: =SE(A1>0;A1+1;"")
      Um abraço!

      Excluir
  3. Boa noite.
    Como ficaria a formula em uma comparação para pegar o maior valor:
    Se:B1>B2=B1senão B2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, a fórmula fica assim: =SE(B1>B2;B1;B2) Um abraço, obrigado pela visita!

      Excluir
  4. estou tentando fazer uma formula para calcular variações de comissões.
    EX. G17 E O VALOR TOTAL DA VENDA
    G18 e o percentual da meta
    entao se vender 70% da meta no ganha nada
    se vender entre 71 e 80% ganha-se 10%
    se vender entre 81 e 90% ganha-se 20%
    se vender entre 91 e 100% ganha=se 30%
    e acima de 101% ganha=se 40%
    tem como me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, existem duas possibilidades de solução: usar a Função Se aninhada com a Função E para verificar as condições ou criar uma tabela auxiliar e usar o conceito de Função PROCV aproximado. Abraços!

      Excluir
  5. Ola Ricardo,
    Preciso desenvolver uma formula;
    Temos 3 departamentos de venda, com uma meta mensal a ser cumprida, e, para o departamento que tiver a maior media de venda, recebera um premio extra de 2,5% do valor das vendas, como ficaria a formula, poderia me ajudar?
    Agradeço desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, após calcular a média de vendas no Excel de cada departamento pode-se usar a Função MAXIMO do Excel para retornar a maior média de vendas. E partir deste resultado aplicar o percentual de 2,5%. Sua fórmula deve ficar parecida com esta:

      =MÁXIMO(A1:C1)*1,025

      onde: A1, B1 e C1 contém a Média de vendas de cada departamento.

      Abraços!

      Excluir
  6. Ricardo preciso fazer uma formula para calcular a porcentagem da nas seguintes condições onde estiver "E"GANHA 1% de comissão e onde estiver "D" E "G" Ganha 0,5 de comissão;obrigada Poliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana pelo que entendi você pode usar a Função SE com OU do Excel para calcular a porcentagem de comissão. Sua formula Se com OU deve ficar parecida com esta:

      =SE(A1="E";1%;SE(OU(A1="D";A1="G");0,5%;0))

      Na segunda parte da formula a Função Se irá retornar verdadeiro sempre que uma das condições da Função OU for atendida. Ou seja se A1 for igual a "D" ou "G".

      Abraços!

      Excluir
  7. Olá boa tarde, estou desenvolvendo uma planilha que quero calcular a quantidade de "Ok" que tem na lista. Por exemplo quero que apareça se tem 5 Ok (aparecer somente o numeral 5). Pode me ajudar por favor? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuanny, você deve usar a Função CONT.SE do Excel para contar quantas vezes aparece na sua lista a palavra "OK". A sua fórmula irá ficar assim:

      =CONT.SE(A1:A10;"OK")

      Onde A1:A10 é a sua lista e você deverá substituir de acordo com sua planilha. Um grande Abraço!

      Para um melhor aprendizado veja como usar a Função CONT.SES no Excel: http://goo.gl/6T2go5

      Excluir
  8. Bom dia, quero criar uma formula da seguinte forma.
    Se estiver escrito pago na coluna I4 eu faço a formula E4-D4 se não fica R$0,00. Como faço? tentei assim =SE(I4=PAGO;E4-D4;J4="") mas não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o correto é assim: =SE(I4="PAGO";E4-D4;"")

      Excluir
  9. Olá, Ricardo!

    Como utizo a função SE para mudar uma informação aparecer em vermelho? Por G5 maior que G3 aparecer em vermelho.

    Desde já agradeço a atenção

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiano, você precisa usar formatação condicional na célula que contém o valor q ser verificado. Para isso deve criar uma Nova regra de formatação e usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas. Então seguida no campo Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira digite: =$G$5>$G$3. Por último no botão Formatar defina a cor vermelha. Abraços!

      Excluir
  10. Ricardo, preciso fazer uma fórmula que me mostrou assim, se a célula for de 1-6 ela me mostra "I", se for de 7-10 "II", se for de 11-15 "III" e se for de 16-20 "IV" .. Como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, você consegue obter este resultado se Usar a Função Se com E aninhadas no Excel. Acredito que sua fórmula deverá ficar assim:

      =SE(E(D8>=1;D8<=6);"I";SE(E(D8>=7;D8<=10);"II";SE(E(D8>=11;D8<=15);"III";SE(E(D8>=13;D8<=20);"IV";""))))

      Abraços!

      Excluir
    2. Ricardo, gostaria de lhe agradecer pela formula que fez para ajudar o Marcelo, pq eu procurava algo semelhante para a minha formula...e com base na sua explicação, eu consegui, obrigado :-)

      Excluir
    3. Olá Alessandro! Que bom que o exemplo da Função SE lhe ajudou e que estes conceitos estão transformando seus resultados! \o/

      Espero que nossos conteúdos sempre te tragam informações relevantes e que cada vez mais possamos colaborar na sua jornada!

      Grande abraço e muito sucesso pra você! :D

      Excluir
  11. Boa tarde Ricardo

    Não estou conseguindo fazer a seguinte formula:

    Se uma determinada celula aparecer "domingo", o valor fica a soma de determinadas celulas, mas for outro dias da semana, a soma de outras celulas. Porém na função SE não estou conseguindo aplicar.
    Pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! É possível Somar valores com base em várias condições. No seu caso basta aplicar apenas uma condição. Sua fórmula fica assim:

      =SE(C8="DOMINGO";SOMA(H7:H10);SOMA(J7:J10))

      Onde: H7:H10 são os valores referente ao dia de domingo e J7:J0 são os valores referentes aos outros dias da semana.

      Abraços!

      Excluir
  12. Bom dia Ricardo. Na função SE, como poso delimitar um intervalo relativo a data? Por exemplo: tenho 152 células com datas delimitadas entre os anos de 2012 e 2016 e preciso que selecione somente as do ano de 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fernando, nesse caso o mais indicado é você usar o recurso de autofiltro no excel para selecionar apenas os dados referentes ao ano de 2014.

      Excluir
  13. Olá Ricardo, gostaria do seu auxilio. Estamos montando uma planilha de controle de autorizações das internações dos pacientes. Criei as celular "Data da internação" e "Data da Alta", a célula seguinte deverá ser a soma desse período me dando o resultado em número, exemplo: Data da internação 01/08/2016, Data da alta: 10/08/2016 = 09; porém queria que nessa célula fosse possível ainda que se o campo "Data da alta" estiver VAZIO, ou seja o paciente ainda está internado, ele considerasse a data de HOJE, e me desse o total baseado nisso. Tentei fazer utilizando a fórmula do SE com a do HOJE(), mas não deu certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Priscila! Você está correta em usar a fórmula SE com HOJE, deve estar faltando algum detalhe. Use a Fórmula abaixo e adapte na sua planilha. Sendo que neste exemplo B2 é a Data da Alta e A2 a data do internamento.

      =SE(B2="";HOJE()-A2;B2-A2)

      Qualquer dúvida é só perguntar! Abraços!

      Excluir
    2. Ricardo, deu certo! Muito obrigada.
      Como sugestão, gostaria de plantar a ideia de um canal (Youtube) com pequenas vídeo aulas. Eu com certeza seria uma seguidora fiel. Parabéns por esse trabalho aqui.

      Excluir
    3. Sensacional Priscila! Anotei aqui a sua sugestão, com certeza é uma grande idéia que ja está em meus projetos futuros. Você ja se cadastrou em nossa lista de e-mails? Caso ainda não, se cadastre para receber as atualizações do blog! Até logo!

      Excluir
  14. Bom dia, consigo criar =se para controlar de exames? Tenho um funcionário que tem q fazer exame daqui 2 meses, só que consigo criar em formato de dias, exite essa possibilidade ao invés de dias aparecer falta apenas "3meses" ou apenas "1mes"? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael, o que precisa nesse caso é usar uma fórmula para transformar dias em meses no Excel. Para converter dias em meses no Excel podemos usar a Função ANO em conjunto com a Função MÊS da seguinte forma:

      =(ANO(A1)-ANO(B1))*12+MÊS(A1)-MÊS(B1) onde aplicando no seu exemplo:

      A1 é a data do exame
      B1 é a data atual (hoje)

      Abraços!

      Excluir
  15. Estou adorando receber os emails com as dicas. Aos poucos estou acessando todos. Obrigada Ricardo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila!Eu que agradeço por nos acompanhar! Um abraço!

      Excluir
  16. Estou com um problema, estou usando a função SE comparando dados de colunas diferentes, fui colocando uma função SE dentro de outra função SE, porém ultrapassou o limite de caracteres, como faço pra comparar dados de colunas diferentes. por exemplo =SE(a1:a10=b1:b10;"igual";"diferente") sendo que eu quero comparar o a1 com b1, a2 com b2 e assim sucessivamente. como faço pra fazer isso? obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, para fazer esta comparação com a Função Se no Excel, você precisa usar a Função Se no seu modo matricial, da seguinte forma:Digite a fórmula exatamente como você escreveu no entanto quando você fechar o parenteses pressione CTRL+SHIFT+ENTER para fazer uma função matricial. A sua fórmula terá esta aparência:

      {=SE(A1:A10=B1:B10;"igual";"diferente")}

      Então arraste a fórmula para baixo e terá o resultado esperado.

      Abraços!

      Excluir
  17. Bom dia Professor
    Estou montando uma tabela de tênis (esporte) onde passam de chave os dois melhores saldos de um grupo de três. Porem, nas maneiras que tentei nao deram certo. poderia me auxiliar.
    tentei assim:
    =se(C1>C2:C3;A1;SE(C2>C1:C3;A2;SE(C3>C2:C1;C3;"1ª DO GRUPO A")))
    Mas deu erro. Talvez tenha que utilizar a função E junto.
    E em outra célula gostaria de colocar o 2º colocado deste mesmo grupo.
    ja olhei inúmeras tabelas e nada.

    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Marcus, pelo que entendi do seu exemplo na coluna A você possui os nomes dos concorrentes e na coluna B a pontuação. Desta forma aconselho usar a Função Índice em conjunto com a Função Maior.
      Para o primeiro colocado digite a seguinte fórmula:

      =ÍNDICE(A1:A3;MAIOR(C1:C3;1))

      e para o segundo colocado:

      =ÍNDICE(A1:A3;MAIOR(C1:C3;2))

      Abraços!

      Excluir
  18. Estou com o seguinte problema:
    Em uma planilha tenho uma lista de competidores de uma disputa:
    Competidor Pontuação
    1 - Competidor A - 2.000
    2 - Competidor B - 4.500
    3 - Competidor C - 2.000
    4 - Competidor D - 5.200

    Em outra planilha, quero colocar esta tabela em ordem decrescente, por pontuação. Para isto, utilizo a função máximo e maior para colocar os pontos em ordem decrescente e já sabemos que o 3º e o 4º valor irá se repetir.
    Utilizo a função PROCV para buscar o nome do competidor e colocá-lo na linha de sua respectiva pontuação.
    O problema, é que na 3ª e 4ª linha, pela pontuação se repetir, está aparecendo o nome apenas do Competidor A. Como faço para que apareça A e C na classificação, mesmo as pontuações serem iguais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romulo, creio que você precisa usar um outro método para buscar o nome do competidor, uma espécie de PROCV que traga todos os resultados. Verifique a seguinte postagem e baixe a planilha de exemplo:

      http://www.excelnaweb.com.br/2014/03/funcao-procv-como-retornar-todos-resultados.html

      Abraços!

      Excluir
  19. Olá Ricardo... Preciso de uma formula para calcular uma média... Por Exemplo: A1 (5,5)+ A2 (5,0). Porém se ela for menos que A1(5,5) não mude... como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André! Pelo que entendi sua fórmula fica com esta estrutura:

      =SE(MÉDIA(A1;A2)<A1;A1;MÉDIA(A1;A2))

      E podemos traduzir assim: Se a média entre os valores de A1 e A2 for menor que o valor de A1, retorne o valor de A1. Caso contrário retorne a média dos valores de A1 e A2.

      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Ricardo Fialkoski, parabéns pelo conteúdo. Explicação de forma clara e rápida.

    Obrigada.

    Simone Lopes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone! Obrigado pelo comentário!

      Espero que consiga turbinar seus resultados com o uso do Excel! :)

      Abração e muito sucesso pra você!

      Excluir
  21. Olá Ricardo, estou tentando fazer uma fórmula que trabalhe com datas. Quero que a coluna A1 tenha uma data e a coluna A2 mostre em tempo real a quantidade de dias. Por exemplo: A1 é 26/10/2016, e se passam 2 dias, então A2 seria 28/10/2016. E ainda nisso, queria colocar uma coluna A3 mostrando a quantidade de dias, ou seja, nesse exemplo o A3 seria o valor 2. Existe formula pra isso? Agradeço desde ja. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, eu simulei aqui a sua necessidade e acredito que você possa resolver de uma maneira bem simples: A1 é 26/10/2016. Em A2 pode usar a Função Hoje, digite: =HOJE(), para finalizar em A3 digite: =A2-A1.
      Um grande abraço!

      Excluir