: Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK - - 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL
Excel na Web

139 Função SE Composta como usar


A Função SE é uma das funções mais versáteis do Excel e é ideal para ser aplicada nas situações em que se precisa comparar dois valores para obter um resultado.

Porém, se usada em sua forma original, o retorno está limitado a apenas dois resultados possíveis; um se verdadeiro e outro se falso. Para ampliar o número de resultados possíveis deve-se utilizar a Função SE Composta, que nada mais é do que várias Funções SE aninhadas, ou seja Função SE dentro de SE.

O fato de possuir mais condições para serem testadas a torna complexa e requer mais atenção para desenvolvê-la. Este artigo explica como usar a Função Se Composta de forma prática e objetiva.

Continue lendo para aprender a:
  • Como fazer Função SE dentro de SE no Excel
  • Como usar Função SE com mais de duas condições

Nas versões anteriores ao Excel 2007 não era permitido aninhar mais que 7 Funções Se em uma única fórmula. Atualmente o Excel permite aninhar até 64 funções na mesma fórmula. Porém, na maioria dos casos onde existe a necessidade de usar mais do que três ou quatro Funções SE dentro de SE, há provavelmente uma maneira mais eficiente para realizar o cálculo.

Se você ainda não conhece a Função SE na sua forma natural recomendo que leia:

Como utilizar a Função SE no Excel

Como utilizar a Função SE Composta

Como exemplo será utilizado uma planilha para cálculo de comissões com diferentes taxas para diferentes regiões. O objetivo é desenvolver uma Função SE composta para calcular a comissão de acordo com a região.

Para tanto deve-se usar uma Função SE como argumento de outra, ou seja, “aninhar” várias funções SE.

como-usar-funcao-se-composta-excel


Observe na imagem acima que, na célula G2 foi inserida a seguinte fórmula:

=SE(B2="Norte";7%;SE(B2="Nordeste";6%;SE(B2="Centro Oeste";5%;SE(B2="Sudeste" 4%;SE(B2="Sul";3%;"Região não Cadastrada")))))

Em linguagem comum o Excel interpreta da seguinte forma: 

Se o valor contido em B2 é igual a Norte pague 7% senão se B2 é igual a Nordeste pague 6% senão se B2 é igual a Centro Oeste pague 5% senão se B2 é igual a Sudeste pague 4% senão se B2 é igual a Sul pague 3%; senão informe Região não cadastrada.

OBS: As palavras em azul representam cada “ponto e vírgula” (;) da expressão e é desta forma que se deve pensar quando estiver elaborando uma Função SE Composta.

Deve-se avaliar bem o escopo da planilha antes de aplicar a Função SE Composta para se certificar de que esta função é a melhor solução para o problema. Em muitos casos existem métodos alternativos mais eficientes para resolver o problema.

No exemplo estudado, pode-se perfeitamente criar uma tabela região X comissão e utilizar a Função PROCV para buscar a taxa de comissão. Esta é uma forma de otimizar o cálculo e aumentar sua produtividade no Excel.

Todavia, a Função SE Composta é extremamente útil em diversas aplicações pois pode resolver desde pequenos, a grandes problemas de modo que cada caso é um caso e dever ser avaliado separadamente.


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!



Baixe aqui a planilha utilizada neste exemplo e aprenda a usar a Função SE composta.

Ricardo Fialkoski é formado em Sistemas de Informação, gosta de programação orientada a objetos mas tem como Hobby desenvolver Soluções avançadas em Excel. e VBA.

Comentário(s):

139 comentários :

  1. Ótimo Tuto Professor. gostaria de uma ajuda.
    Acho que é a condicional "SE"
    Veja mais ou menos o Exemplo.
    Ex: Se a quantidade de Itens E6<=5 pegar data de entrada "H6" e somar com 5; se a quantidades de itens E6<=30 pegar data de entrada "H6" e somar com 10; Se a quantidade de Itens E6>30 pegar data de entrada "H6" e somar com 20.
    Tomara que dê pra entender....KkKk
    Desde já agradeço pela ajuda e antenção
    Segue meu email caso queira enviar a formula.
    lucas.aires10@gmail.com
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite consegui entender sim e posso te ajudar! Voce esta no caminho certo. Com a funcao Se composta voce resolve o problema. A sua fórmula fica assim: =SE(E6<=5;H6+5;SE(E6<=30;H6+10;H6+20)) Obrigado pela visita! Um abraço!

      Excluir
    2. Olá.. preciso desenvolver a somatória de vt e vr, se trabalhado 4 horas gera se 10,00 de vt, se trabalhado 7 horas gera se 15,00, e se preenchido a célula.. gera se 10,00 de vt da mesma forma..Nessa planilha ja desenvolvi o calculo do salario junto com as horas trabalhadas.

      Excluir
    3. Olá, tente esta fórmula:

      =SE(E(A1<>"";A1<=4);10;SE(A1=4;10;SE(A1=7;15;"")))

      Sendo que você deve substituir A1 pela célula que contem a somatoria das horas trabalhadas.

      Excluir
  2. Prezado Ricardo, preciso da sua ajuda!
    Preciso condicionar o DDD ao estado, por exempo:
    se(b2="11";"SP";se(b2="12";"SP";"XX")
    Porém nós temos 69 DDD e o excel suporta apenas 64.
    Existe alguma forma de fazer esse calculo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o mai indicado é fazer uma tabela auxiliar em outra parte da planilha com os DDD numa coluna e as cidades na outra e usar a função PROCV para fazer essa busca. Obrigado pela visita. Um abraço!

      Excluir
  3. Bom dia, quero elogiar o trabalho desenvolvido aqui !! Muito bom.
    Tenho uma curiosidade, pesquisei a respeito , mas não achei !
    Tem como estabelecer duas ou mais condições , usando a formula SE, para encontrar resultados ? Exemplo :
    Tenho um estoque de sapatos, mesmo modelo, porem de cores(azul, amarelo, verde branco) e tamanhos (34 a 41) diferentes. Ao fazer a busca, preciso que 2 condições sejam atendidas : cor AZUL e tamanho 39, onde o resultado, caso tenha, venha a ser SIM, do contrário NÃO. Espero ter sido claro. Minha curiosidade e como fazer para incluir 2 condições usando o SE.
    Antecipadamente , obrigado
    Ass: Carlos A A de campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, que bom que gostou do conteúdo. Você tem que utilizar a Função E. Vou tentar explicar: =SE(E(cor azul;tamanho 39);"SIM";"NÃO"). Um abraço!

      Excluir
    2. Prof. Ricardo, se ele utilizasse duas listas suspensas com os valores que ele precisa para cores e tamanhos em A1 e A2 respectivamente, e usasse a célula abaixo para valores genéricos, sendo a fórmula: =SE(E(A1;A2);"SIM";"NÃO")
      Seria correto?

      Excluir
    3. Ola Alex, estaria correto sim! A idéia é exatamente essa! Um abraço!

      Excluir
  4. Bom de mais esse site!!!

    ResponderExcluir
  5. Profº bom dia!

    Tenho um planilha com vários valores, e cada valor tem um status distinto. Preciso usar uma fórmula para somar o valor total de cada status separadamente. Essa função seria o "SE" mas incluiria soma?

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana, talvez no seu caso tenha que usar a função somase. Ficaria mais ou menos assim: =SOMASE(A2:A15;"status";B2:B15). Onde a coluna A é onde estão os status e a B onde estão os valores. Mas para afirmar eu teria que ver a sua planilha.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Ola, tenho uma planilha onde tenho que calcular o desvio padrão. Porem, existem celulas vazias que tenho que deixar espaço para inserir novos valores. Com essas celulas vazias o calculo do desvio fica alterado. Tem como inserir uma função para resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola André, você está usando qual fórmula para calcular o desvio padrão?

      Excluir
    2. bom dia,

      Como faço para que a seguinte formula me retorne em vazio quando não houve nada digitado na celulas?

      =SE(G5+H5=L5+M5;"Sim";SE(G5+H5<>L5+M5;"Não"))

      ela me retornará com um tracinho - quando as celulas estiverem em branco

      Excluir
    3. Ola José Adriano, você pode utilizar uma fórmula parecida com esta:

      =SE(G5="";"";SE(G5+H5=L5+M5;"Sim";"Não"))

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. BOM DIA. ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA.

    ESTOU TENTANDO USAR UMA FÓRMULA QUE FAÇA COM QUE O VALOR QUE FOR PAGO SEJA MENOR QUE 5000,00 APAREÇA *** E SE FOR MAIOR OU IGUAL A 5000,00 QUE APAREÇA O RESULTADO DA FÓRMULA =3/100*C3.

    OBRIGADA DESDE JÁ PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Supondo que o valor pago esteja em A1 a fórmula fica assim:

      =SE( A1>5000;"***";(3/100)*C3)

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Bom dia Professor. =Se( f5>1;a1/1) (G5>1;a1/2) ( H5>1;a1/3) ( i5>1;a1/4). Fiz assim para tentar ilustrar minha necessidade. Não consigo fazer essas sentenças na função Se. Pois são em células diferentes. Pode me ajudar? Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Guimarães, você deve fazer uma Função SE em cada célula que você precisa verificar, porém você precisa completar a fórmula =Se( f5>1;a1/1; "algum resultado aqui") para ela funcionar, caso contrario irá retornar Verdadeiro ou Falso. Um abraço!

      Excluir
  8. Ola, preciso de ajuda para finalizar uma planilha de controle gestão de datas/prazos. Posso encaminhar o aquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora entre em contato comigo pelo Fomulário de Contato no Menu acima. Pode ser? Um abraço!

      Excluir
  9. Olá, muito bom esse site. Adoro excel e aqui as explicações são bem caras. tenho uma dúvida. Tenho uma planilha de controle de exames periódicos onde pensei fazer uma função SE para que caso o exame seja ANUAL ele pegue a ultima data de exame feito e some 365 dias para me dar a nova data que deveria ser feito o exame.
    =SE(L5="NA";"-";SE(L5="ANUAL";J5+365)) tentei fazer assim mas não funcionou, consegue me ajudar? A célula J5 é uma data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela! Fico feliz que possa aproveitar nosso conteúdo. Verifiquei a sua fórmula e cheguei a conclusão de que ela está correta. Para que funcione certinho você não pode esquecer de formatar como "Data" a célula que contém a fórmula SE e a célula J5. Faça um teste e retorne se precisar.Um abraço!

      Excluir
  10. Oi, bom dia!
    Gostaria de criar condições para faixa de valores (controle de estoque) onde farei uma comparação do valor atual com um mínimo (retornar mensagem "repor estoque") e máximo ("estoque alto"). Se estiver dentro da faixa, gostaria de exibir " dentro da faixa". Não quero usar formatação condicional pois o usuário final poderá parametrizar as faixas de valores mínimo e máximo. Como faço?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, pensando aqui rapidamente creio que o caminho é você usar com a Função SE e E juntas.Trazendo para a realidade seria assim: Se(E("quantidade em estoque" > "estoque mínimo");("quantidade em estoque" < "estoque máximo");"dentro da faixa";SE("quantidade em estoque" <= "mínimo"; "repor estoque";"estoque alto")). Abraços!

      Excluir
  11. Boa noite Ricardo,
    Por gentileza poderia me ajudar a encontrar o erro da minha fórmula ?

    =SE(C2<"100.000,00";6072,00;SE(C2>"100.000,00";""*6%;))
    Preciso encontra resposta 9,000.00
    Um abraço
    Nivaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente existem alguns erros na sua Função SE. Quando você usar números no Excel não precisa usar as aspas. Use-as somente quando quiser mostrar algum texto no Excel. Retire os pontos e as casas decimais.

      Não entendi o porque você precisa da resposta 9000. Pode esclarecer melhor?

      Em todo caso a sua Função Se deve ficar parecida com esta:

      =SE(C2<100000;6072;C2*6%)

      Abraços, volte sempre que precisar!

      Excluir
  12. Acho que nunca vi um site assim, parabéns! Agora queria tirar uma duvida, to fazendo uma planilha com os custos da empresa com um funcionário, e na parte de Vale transporte tenho a seguinte situação: Se a pessoa tem um salario de 4 mil, e recebe de vale transporte por exemplo 150,00 o que deve ser descontado do salario dela é 150,00, porque quando os 6% de desconto do vale transporte permitido por lei sobre o salario, ultrapassar o valor que lhe foi pago deve ser desconto o valor que foi pago. Ou seja se paguei 150 e 6% de 4 mil é 240 tem que descontar os 150. Deu pra entender? kkk ai essa planilha que to montando é pra mim so jogar o valor do salario, que pode ser qualquer salario e automaticamente ele fazer outros desconto inclusive o de vale transporte dessa forma, se passar dos 6% do salalario, descontar o valor que foi pago, e se os 6% sobre salario ficar menor que o valor pago de vale transporte, descontar realmente os 6% do salario. Espero que tenha entendido e possa me ajudar. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado! Fico muito contente em saber que os Tutoriais de Excel estão sendo úteis para você aprender Excel.

      Respondendo a sua dúvida: Você pode usar a Função SE Excel onde precisa verificar: SE o valor pago for menor do que 6% do salário; mantenha o valor pago; caso contrario calcule 6% do salário informado.

      Supondo que A2=salario informado; B2 = Vale Transporte pago e C2 = Desconto do vale transporte digite em C2 a Fórmula SE a seguir:

      =SE(B2<A2*0,06;B2;A2*0,06)

      Abraços! Volte sempre que precisar!

      Excluir
  13. Boa tarde e Parabéns pelo trabalho, muito bom mesmo. preciso de uma ajuda sua. Tenho uma planilha onde em A1 digito um código (1=C=campo, 2=F=folga, 3=Fe=férias e 4=L=licença) para me retornar a letra correspondente ao código digitado na célula B2 que é o dia 1 do mês. O que preciso é, que me retorne para cada dia do mês sem interferir no dia anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, pelo que entendi você irá digitar em B2 o dia do mês correto? Da pra resolver com uma Função SE aninhada com quatro condições:
      =SE(A1=1;"C";SE(A1=2;"F";SE(A1=3;"FE";SE(A1=4;"L";"")))). O Excel irá verificar o código em A1 e apresentar o resultado em B2.
      Abraços, Ricardo!

      Excluir
  14. Boa tarde Ricardo, executei a função AGORA() dentro de uma função SE na célula C7 que segue: =SE(B7="";"";AGORA()), a função é executada, porém a função AGORA() que deveria retornar por exemplo 27/08/2015 16:44 somente retorna a data e a hora não, o que há de errado, por favor me ajude! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você está usando a Função SE com a Função Agora corretamente. Para a Função Agora mostrar a Data e a Hora você precisa formatar a célula como Data e ao lado definir o "Tipo" ( que é o formato da data). Com o botão direito do mouse clicar na célula e escolher Formatar Células. Em seguida escolha Data e ao lado onde diz Tipo escolha a opção 14/3/01 13:30.
      Abraços!

      Excluir
    2. Bom dia Ricardo, putz, nem pensei neste detalhe, uma vez que, em uma célula em branco executando somente a função funcionava corretamente, partindo deste princípio só ficava somente reformulando a função SE. Muito obrigado pelo esclarecimento. André Carr. Abraço!

      Excluir
  15. Bom dia Ricardo estou utilizando a seguinte formula =SEERRO(SE(Jan!$E$20="PC";(Jan!$F$20));"") para buscar uma texto em outra planilha do excel, mas quando uso =SEERRO(SE(Jan!$E$18:$E$35="PC";(Jan!$F$18:$F$35));"") para buscar em varis celulas da planilha a formula ñ funciona, como posso resolver? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, a primeira fórmula SE funciona porque está comparando apenas um valor, ou seja se E20 = PC retorne F20. Já a segunda fórmula SE compara se existe no intervalo E18:E35 ocorrências para PC e retorna outro intervalo. Da forma que está não vai funcionar. Você está testando uma Matriz. É um outro conceito. Experimente criar uma fórmula matricial. Ao final do ultimo parênteses pressione CTRL+SHIFT+ENTER.
      Abraços!

      Excluir
  16. Bom dia professor, tenho meu próprio negócio e estou criando uma planilha para saldo devedor e recebimento de valores.
    Gostaria de saber por exemplo: se teria como eu colocar a letra R na célula F2, e as células A2,B2,C2,D2 e E2 ficar azul e ao mesmo tempo subtrair o valor da célula E2 da célula H4.
    Não sei se da para entender. Pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! No primeiro caso ao colocar a letra R na célula F2 para deixar em azul as outras células: Selecione as células A2,B2,C2,D2 e E2 em seguida vá em formação condicional, Nova Regra, Usar uma formula para determinar quais células devem ser formatadas e coloque a fórmula: =$F$2="R". Clique em formatar e escolha a cor azul. A outra situação para subtrair o valor da célula use a fórmula:
      =SE(F2="R";E2-H4;""). Abraços!

      Excluir
  17. Olá, sou enfermeira e estou construindo uma tabela de classificação de gravidade para os pacientes, e essa classificação depende de alguns fatores como sexo, idade, nivel de colestero no sangue e nível da pressão arterial, estou pesquisando em seu site qual são as melhores funções a serem usadas, inicialmente tenho 2 tabelas auxiliares, uma do sexo feminino e outra do masculino que conforme os fatores atribuem pontuação aos pacientes, uso a função SE com PROCV? Desde já agradeço! Karen Franco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, usando a Função SE com PROCV na maioria das vezes você consegue trazer os resultados que está buscando. Porem para te afirmar com toda certeza precisaria ver a estrutura da sua planilha. Abraços!

      Excluir
  18. Trabalho sensacional Ricardo, muito didático e esclarecedor!
    Agora a minha dificuldade..
    Tenho uma planilha de pedidos. Há pedidos com 1, 2, 3 ou mais itens. Cada item aparece numa linha diferente com seu preço, repetindo o número do pedido. Criei uma coluna que traz o valor de tabela. E mais outra coluna que diz qual ação tomar: "Liberar pedido" ou "Pedido bloqueado".
    Acontece que não posso liberar pedidos parciais. Portanto, se em um item do pedido apareceu "Liberar pedido" e no outro item do mesmo pedido veio a informação "Pedido bloqueado", gostaria que o pedido todo aparecesse "Pedido bloqueado".
    Como consigo?
    Espero ter sido clara na explanação da dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o melhor a se fazer é criar uma célula única que verifique se existe algum item marcado como "Pedido Bloqueado" e dessa forma apareça: Pedido Liberado ou Pedido Bloqueado. Da pra fazer esta verificação com a Função CONT.SE do Excel em conjunto a Função SE,

      Experimente adaptar a seguinte fórmula:
      =SE(CONT.SE(B1:B6;"Pedido Bloqueado")>0;"PEDIDO BLOQUEADO";"PEDIDO LIBERADO")

      onde: Coluna B é coluna que diz qual ação tomar.

      Abraços!

      Excluir
    2. Deu certo com SE + CONT.SES!!!
      Muito obrigada!!!

      Excluir
  19. Olá Ricardo boa tarde.

    Cara estou com uma duvida quanto uma formula que preciso aqui.

    Estou com uma planilha, que tem algumas abas. E a Aba "Descritivo" tem 13 colunas e 300 linhas. A linha 1 utiliza caixa suspensa, onde quando a planilha e preenchida, consigo através dela contar quantas vezes tal item foi digitado. idem em todas as 13 colunas.

    Minha dúvida é a seguinte:
    preciso em outra aba, criar um gráfico, que me mostre alguns dados referentes a planilha da aba Descritivo. porém, baseados nos resultados da coluna D.
    Já utilizei a cont.se para verificar o quantitativo da coluna D. Ex.
    =cont.se(Descritivo!D2:d300;"X")
    =cont.se(Descritivo!D2:d300;"Y")

    nas outras colunas fiz o mesmo alterando o endereço das celulas. Ex:
    =cont.se(Descritivo!G2:G300;"A").

    Agora eu preciso que Se a D1="X", verificar quantas vezes aparece "A" na coluna "G"
    ex.
    =se(Descritivo!D1;"X";"Y") + cont.se(Descritivo!G2:G300;"A")

    porém, quando finalizo a formula assim ela exibe #VALOR!

    que que eu faço??/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Acredito que neste caso você deva usar a Função SE e verificar a condição da seguinte forma:;

      =SE(Descritivo!D1 = "X";CONT.SE(Descritivo!G2:G300;"A");"Y")

      Obrigado pela visita. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado Ricardo... excelente...
      Porém, aplicando a formula, ela só volta o valor Y

      porem eu resolvi de outra forma
      criei uma aba para x , outra aba para Y, e utilizei as cont.se para analisar os campos e criar o grafico, ficou muito melhor.

      Mas mesmo assim muito obrigado!!!
      abraço

      Excluir
  20. Prezado Ricardo boa noite!

    Preciso elaborar uma fórmula da buscando o seguinte:

    Na minha coluna B possuo as opções BH ou Curitiba
    Na minha coluna J tenho faturamento bruto
    Quando minha receita é originária de BH pago 12% de imposto e quando é em Curitiba pago 15%. como posso elaborar uma formula para calculo de receita liquida de acordo com a região?

    Desde já agradeço.

    Claudineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudineia, se usar a Função SE você pode verificar estas duas condições da seguinte forma:

      =SE(B2="BH";A2*12%;SE(B2="Curitiba";A2*15%;""))

      Copie este link e cole no seu navegador para fazer o download do exemplo:
      https://db.tt/cVPuV9pk

      Abraços!

      Excluir
  21. Ricardo, bom dia!
    Tô precisando de uma ajuda bastante simples, o problema é que estou tentando mexer numas planilhas e eu nao tenho experiencia nisso.
    É o seguinte: preciso colocar uma formula com o SE com mais de tres condicionais

    varias pessoas utilizam a planilha , então fiz assim :

    =(se(c5= 1; a5);se (c5=2;a6);se(c5=3;a7); se(c5=4;a8 ))

    1 Andrea No entanto, deu erro na formula
    2 Paulo
    3 Diogo
    4 Cybelle




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, é quase isso! Experimente a seguinte fórmula:

      =SE(C5=1;A5;SE(C5=2;A6;SE(C5=3;A7;SE(C5=4;A8;"Valor Invalido"))))

      Abraços!

      Excluir
  22. Não esta a resultar resultar; Se(G1=0;"Aguardando notas";"").... alguem me ajuda por fvr??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alcedia Lu a principio a Função SE está correta. Que mensagem aparece para você? Algum erro? Abraços!

      Excluir
  23. Como faço para SE me retornar com variações entre (Menor 8,5% Verde; entre 8,6% e 10% Amarelo; 10,1% e 15% Laranja e acima 15,1% Vermelho).
    Esses valores seria em uma planilha que se eu quisesse variar as % as cores mudariam automáticamente... Entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João pode utilizar uma Função Se aninhada, composta por quatro condições que verifica cada situação começando pela maior: Sua formula SE aninhada fica assim:

      =SE(A1>15%;"Vermelho";SE(A1>10%;"Laranja";SE(A1>8,5%;"Amarelo";SE(A1<=8,5%;"Verde";""))))

      Abraços!

      Excluir
  24. Bom Dia Ricardo!

    Preciso montar uma planilha onde E1 apareça um percentual que varia de 6 a 20 dependendo do valor de D1 para que eu possa calcular F1 que será C1 X E1.
    E1 será 6% se D1 for entre 180,00 e 360,00, 7% se for entre 360,01 a 540,00, 8% se for entre 540,01 a 720,00, os intervalos será sempre com esse padrão o ultimo intervalo é de 3.420,01 a 3.600,00.
    Poderia me ajudar ?
    Desde já agradeço

    Clayton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Clayton, você precisa usar a Função SE aninhada com E e começar a verificar os valores do maior para o menor seguindo o padrão a seguir:
      =SE(E(D1<=3600;D1>3420,01);15%;SE(E(D1<=720;D1>=540,01);8%;SE(E(...

      Excluir
  25. Boa Noite Ricardo

    Estou precisando fazer a seguinte fórmula:

    =SE(E(D7=M2:M30675;B7=N2:N30675);"INDESC")

    Quero buscar dentro do intervalo de células da coluna se tem o mesmo valor da célula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruno, acredito que você só consiga resolver com uma Função Matricial mas eu teria que analisar melhor a estrutura da sua planilha. Experimente ao final desta fórmula teclar CTRL+SHIFT+ENTER simultaneamente para tornar matricial.

      Excluir
    2. Olá Ricardo.
      Explicando melhor.

      B D M N
      00.063.960/0041-98 653827 27569 00.261.807/0001-88
      00.063.960/0102-44 416431 27851 00.261.807/0001-88
      00.160.505/0001-13 40985 97616 00.546.387/0001-86
      00.183.237/0001-55 82264 98334 00.546.387/0001-86
      00.213.821/0001-06 49451 98332 00.546.387/0001-86
      00.261.807/0001-88 27569 98333 00.546.387/0001-86

      Na coluna K eu uso a seguinte fórmula:

      =SE(E(D7=M2:M7;B7=N2:N7);"BRUNO")

      Ou seja, eu quero saber se D7 está dentro do intervalo M2:M7 e B7 está dentro do intervalo N2:N7 ao mesmo tempo.

      Se a resposta for verdadeira, retorna o nome BRUNO, senão retorna falso.

      Com essa fórmula que estou tentando fazer está retornando Falso, mais eu sei que é verdadeira.

      É isso que preciso.

      Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Bruno, neste caso eu aconselho usar a Função SE aninhada com Função E e Função CONT,SE da seguinte forma:

      =SE(E(CONT.SE(M2:M7;D7)>0;CONT.SE(N2:N7;B7)>0);"BRUNO";"")

      A Função CONT.SE irá contar quantas vezes D7 aparece no intervalo M2;M7 e B7 aparece no intervalo N2:N7. Desta forma qualquer valor acima de zero indica que o valor foi encontrado nos intervalos informado. Se atender as duas condições a Função E retorna VERDADEIRO. Por sua vez a Função SE retorna BRUNO.

      Abraços!

      Excluir
  26. Olá Bom Dia!

    Sempre utilizo formula do SE nas minhas planilhas, porém até hoje nunca tinha precisado de uma com muitas funções e hoje quando fui fazer uma ela deu errado em uma das últimas funções por isso preciso de sua ajuda.

    C1<=3=CI
    C1 igual a 4 e menor ou igual a 6 = 4
    C1 maio ou igual a 7 e menor ou igual a 9 = 5
    C1 maio ou igual a 10 e menor ou igual a 25 = 6
    C1 maio que 25 e menor ou igual a 40 = 7
    C1 maio que 40 e menor ou igual a 55 = 8
    C1 maio que 55 e menor ou igual a 70 = 9
    C1 maio que 70 e menor ou igual a 85 = 10
    C1 maio que 85 e menor ou igual a 100 = 11
    C1 maio que 100 e menor ou igual a 115 = 12
    C1 maio que 115 e menor ou igual a 130 = 13
    C1 maio que 130 e menor ou igual a 145 = 14
    C1 maio que 145 e menor ou igual a 160 = 15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marli, neste caso a melhor solução é usar a Função PROCV com resultado aproximado. Criar uma tabela de condições onde na primeira coluna ficam os valores inciais tais como 4, 7, 10, 25 etc. E na outra coluna os resultados: 4, 5, 6, 7, etc. Usar Função Procv aproximado como por exemplo:

      =PROCV(D1;$A$1:$B413;2;1)

      Abraços!

      Excluir
  27. Boa noite professor, to quebrando a cabeça e não sai nada. preciso de uma formula tipo

    na celula g17 da o valor da venda, ja na celula g18 da o percentual da venda. então preciso de uma formula que na celular m4 da o valor da comissão porem se eu vender até 70% não tem comissão, de 71 a 80% ganho 10%, de 81 a 90% ganho 20% de 91 a 100% ganho 30% e acima de 101% ganho 40% de comissão. como resolvo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciano, ao invés de usar a Função Se com mais condições eu usaria a Função Procv para calcular o percentual de comissão. Para usar a Função Procv precisa criar uma tabela auxiliar com os percentuais de comissão. Verifique este exemplo com a Função Procv que fiz para atender a sua necessidade.

      https://db.tt/DzD28c4t

      Abraços!

      Excluir
  28. Ola Ricardo, preciso de uma ajuda.
    Tenho uma planilha com colunas de números de celulares e colunas com DDD, eu preciso criar uma coluna com o DDD+Celular.
    Existe algum método não muito complicado para fazer esto?

    Grato desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas, existe um método bem simples! Se entendi você precisa unir, juntar dois valores no Excel. Você pode usar a Função Concatenar do Excel assim:

      =CONCATENAR(A1;B1) ou simplesmente unir os valores assim:

      =A1&B1

      Abraços!

      Excluir
  29. Ricardo, parabéns pelo seu site! Sou auxiliar de serviços gerais e não sou bom em excel só que gostaria de pedir sua ajuda na seguinte dúvida: Estou fazendo uma planilha para controle financeiro pessoal onde vou lançar todas minhas receitas e despesas que estarão na seguinte ordem: Na célula D estarei lançado as Provisões dos meus ganhos e gastos, na célula E é onde tem o Status ou seja a palavra OK só quando realmente entra ou sai o dinheiro gostaria que quando digitado OK na célula E o valor fosse diretamente para célula F Baixado. Espero que tenha entendido e possa me ajudar. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo, para poder lhe ajudar com sua planilha de controle financeiro pessoal em Excel eu preciso avaliar a estrutura da sua planilha. Todavia acredito que seja possível resolver da seguinte forma:

      =SE(E1="OK";D1;"")

      Desta forma toda vez que a célula estiver com status OK irá copiar o valor de D1 para a célula de destino.

      Abraços!

      Excluir
    2. Ricardo, bom dia!
      Deu tudo certo, era exatamente o que eu precisava
      muito obrigado e parabéns por esse trabalho.

      Excluir
  30. Ricardo boa tarde, preciso de ajuda...
    A1 SALVADOR
    A2 ITABUNA
    A3 FEIRA
    ----------------
    B1 PAZ-4137
    B2 PAZ-4138
    B3 PAZ-4139
    ---------------------+
    C1 ONDE VAI SER DIGITADO A PLACA
    ------------------
    D4 LOCAL DA FORMULA

    FÓRMULA A SER VERIFICADA:

    =SE(C1="B1:B3";A1;"")
    Nesse caso preciso que dê SALVADOR e assim vai ser para as outras cidades com outras placas. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de acordo com a disposição dos dados da sua planilha, para retornar a cidade você precisa fazer um PROCV ao contrario no Excel, ou seja, da esquerda para a direita. Você resolve este caso seguindo as instruções deste tutorial de Excel:

      http://www.excelnaweb.com.br/2013/03/funcao-indice-corresp-pesquisar-valores-verticalmente.html

      Abraços!

      Excluir
  31. Olá.

    =SE(S133>0;S133;S134)

    Preciso de uma formula que use dentro da célula o valor de S133 caso essa seja maior que 0, e que use a S134 caso essa seja maior que zero. Nunca as duas serão maior que zero ao mesmo tempo.

    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gisele se entendi você pode usar uma Função Se aninhada e usar as duas condições que você precisa da seguinte forma:

      =SE(S133>0;S133;SE(S134>0;S134;""))

      Abraços!

      Excluir
  32. Olá Ricardo, tudo certo?
    Poderia me auxiliar na questão abaixo? Tentei já algumas maneiras, mas acredito estar faltando algum detalhe ou tenha uma maneira melhor de colocar a fórmula. Precisaria das seguintes informações:

    CÉLULA A1 – Localo onde é digitado o nome do cliente. Nesse caso vou nomear como: CLIENTE 01, CLIENTE 02 E CLIENTE 03;

    CÉLULA B1 – DATA DO CLIENTE

    O que seria necessário:

    • Se A1 = CLIENTE 01, a data na célula B1 deve ser descontado 28 dias da data atual. Se for verdadeiro, deve aparecer a palavra “LIGAR”, se for falso, aparecer “NÃO LIGAR”.
    • Se A1 = CLIENTE 02, a data na célula B1 deve ser descontado 25 dias da data atual. Se for verdadeiro, deve aparecer a palavra “LIGAR”, se for falso, aparecer “NÃO LIGAR”.
    • Se A1 = CLIENTE 03, a data na célula B1 deve ser descontado 20 dias da data atual. Se for verdadeiro, deve aparecer a palavra “LIGAR”, se for falso, aparecer “NÃO LIGAR”.

    Elaborei a fórmula abaixo, baseado em outros casos que já mostrasse, mas não consegui validar a fórmula.

    =SE(A1="CLIENTE01";SE(HOJE()>=B1-28;"LIGAR";SE(E(A1="CLIENTE02");SE(HOJE()>=B1-25;"LIGAR";SE(E(A1="CLIENTE03");SE(HOJE()>=B1-20;"LIGAR";"NÃO LIGAR"))))))

    Se conseguir me ajudar, agradeço muito!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo pelo que entendi você precisa ligar para o cliente sempre que este atingir uma data limite após um determinado numero de dias a contar da data inicial. Desta forma precisa fazer uma auste no trecho que calcula o numero de dias e faz a comparação com a data do dia corrente. Sendo assim sua fórmula Se aninhada ficará assim:

      =SE(A1="CLIENTE 01";SE(HOJE()-B1<=28;"LIGAR";"NÃOLIGAR");SE(A1="CLIENTE 02";SE(HOJE()-B1<=25;"LIGAR";"NÃO LIGAR");SE(A1="CLIENTE 03";SE(HOJE()-B1<=20;"LIGAR";"NÃO LIGAR");"")))

      Forte abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Ricardo. Muito obrigado pela ajuda!!! Fiz alguns ajustes para o que eu precisava, mas sua ajuda foi fundamental. Muito obrigado. Abaixo está como a fórmula final ficou:

      =SE(A1="CLIENTE01";SE(HOJE()+28>=B1;"LIGAR";"NÃO LIGAR");SE(A1="CLIENTE02";SE(HOJE()+25>=B1;"LIGAR";"NÃO LIGAR");SE(A1="CLIENTE03";SE(HOJE()+20>=B1;"LIGAR";"NÃO LIGAR");""))

      Excluir
  33. Bom dia.. Tudo tranquilo?
    Preciso de uma formula que compare duas células, caso o valor de uma das duas esteja vazio ele retorne um texto qualquer. Exemplo:

    =SE(D1="" ou E1="";"Verificar Alias";"Alias Existente")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Para obter este resultado é necessário usar a Função Se aninhada com a Função Ou do Excel. No seu caso basta um pequeno ajuste para que ela funcione corretamente:

      =SE(OU(D1="";E1="");"Verificar Alias";"Alias Existente")

      Forte abraço!

      Excluir
  34. Como transformar o resultado da formula SE em moeda tipo R$100,00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta formatar como Moeda a célula de retorno.

      Excluir
  35. Boa noite Ricardo
    Estou buscando uma formula em que uma planilha contenha os dados e outra realize pesquisa referente a planilha de dados,so que nesta planilha de pesquisa que eu possa utilizar na mesma celula duas informações simultânea,obtenha os restante dos dados,a procv por exemplo terá valor de referência como a primeira coluna,tem como ter a primeira e a segunda coluna? Assim quando eu colocar na planilha de pesquisa informações da 1º ou 2º coluna (da planilha de dados)aparece todos os outros dados.
    Obrigado
    Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nelson, creio que você precisa fazer uma espécie de PROCV com duas condições que use como critérios as duas colunas de pesquisa. De uma olhada neste tutorial:
      http://www.excelnaweb.com.br/2014/01/funcao-procv-com-duas-condicoes.html
      Abraços!

      Excluir
  36. Ricardo, tudo bem?
    tenho varios campos a serem preenchidos em uma planilha, e eu preciso que o campo status seja alterado a medida que os campos forem preenchidos.
    Tipo isso:
    se as colunas a:n estao preenchidas o status sera recepçao
    se as colunas a:t estao preenchidas o status sera ativada
    o problema eh que sao mais de status diferentes e quando faço a formula nao da certo. sera que é porque os intervalos estao se sobrepondo?
    Você conseguiria me auxiliar?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Olá Livia, provavelmente seja a sobreposição dos intervalos. Experimente elaborar a fórmula do maior para o menor intervalo. É bem provável que funcione! Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde Ricardo, tudo bem?
    Voce poderia por gentileza me confirmar se a formula abaixo está correta?
    =SE(K5<$M$2;"Due";" ";SE(L5=<>;"Paid";"Pending")) as celulas são datas e a celula M2 é a formula (HOJE).

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bia, a principio sua formula está com duas condicionais juntas =<>, acredito que se encaixe pra você a seguinte condição:

      =SE(K5<$M$2;"Due";SE(L5="";"Paid";"Pending"))

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Ricardo,

      Deu certíssimo! Muito obrigada!

      Excluir
  39. Preciso fazer uma fórmula onde tenho que calcular o valor das horas trabalhadas conforme a meta atingida.

    O valor da meta é 420 e o valor da hora é R$ 12,00, sendo que se a pessoa atingir a meta do dia, o valor a receber pelas horas será de R$ 13,00. Como posso fazer essa fórmula? Pode me ajudar, por gentileza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dany primeiro você deve informar em uma célula o valor da meta ( 420) e usar a Função Se no Excel na seguinte forma:
      =SE(A1>=420;13;12) e multiplicar pelo número de hora trabalhadas se for o caso. Grande Abraço!

      Excluir
  40. Prezado Ricardo
    Estou tentando fazer uma formula onde preciso que, se A1 (valor percentual) estiver entre 60,01% e 70%, o resultado deve ser A1 + 20%. Se o valor de A1 estiver entre 70,01% e 80%, o resultado deve ser A1 + 15%. Se A1 estiver entre 80,01% e 85%, o resultado deve ser A1 + 10%... e assim por diante.
    Fiz a formula abaixo mas o resultado varia mesmo que A1 esteja dentro do range.
    =SE(E(A1>=H14;A1<=I14);A1*J14;"erro")
    H14 = 60,01%
    I14 = 70%
    Tinha feito ela inteira mas fica muito comprida para colocar aqui por isso simulei somente com o primeiro range mas varia o resultado quando altero o valor da celula A1 dentro do range de 60,01% até 70%

    Existe solução no Excel para essa necessidade?

    Obrigado

    Christoph

    ResponderExcluir
  41. Professor Ricardo

    Perdão, favor desconsiderar a minha solicitação de ajuda. Dei uma procurada no mural e ja achei a resposta. Além do mais a minha pergunta não está correta pois o valor logicamente vai variar em função da variação da celula A1.

    Obrigado e um abraço

    Christoph

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola CAK eu que agradeço a sua visita, que bom que você achou a solução! Volte sempre que precisar, um grande abraço!

      Excluir
  42. Olá, sou Victor, professor de SBC. Gostaria de utilizar esta fórmula, mas não consigo fazê-la imprimir na tela a palavra "RECUPERAÇÂO". Pode me ajudar?

    =SE(G5<4;"REPROVADO";SE(G5>4<5,9;"RECUPERAÇÂO";SE(G5>=6;"APROVADO")))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Função SE aprovado reprovado e recuperação. Sua fórmula fica assim:

      =SE(G5<4;"REPROVADO";SE(G5<=5,9;"RECUPERAÇÂO";SE(G5>=6;"APROVADO";"")))

      Para fazer a Função SE verificar se os alunos foram aprovados ou reprovados ou em recuperação, o Excel verifica as notas na ordem em que aparecem: o primeiro teste verifica se a nota é menor do que 4. O resultado será REPROVADO. O segundo teste verifica se a nota é menor ou igual a 5,9 para exibir o status de RECUPERAÇÃO.Observe que 4 é uma nota menor que 5,9 e a situação é REPROVADO. Isso ocorre porque o primeiro teste é para REPROVADO. O ultimo teste é para verificar se a nota é maior ou igual a 6 para retornar status APROVADO.

      Um grande Abraço!

      Excluir
  43. Olá professor, excelente canal, parabéns!!!
    Estou formulando uma tabela com a situação, que, o colaborador trabalhou ou não trabalhou, na parte da manhã e tarde,e ou trabalhou na parte da manhã e não trabalhou na parte da tarde ou vice versa:
    SE A1 e B2 =N.T. retorna "N.T.";""
    SE A1 e B2 =N.T. ou OK retorna M.D;""
    SE A1 e B2 =OK retorna "D.I";""

    Muito obrigado, e mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, você precisa fazer a Função Se com três condições. Para isso deve usar E e OU juntos com a Função SE, ou seja, usar E e OU com SE no Excel para testar uma combinação de condições. Sua fórmula fica assim:

      =SE(E(A1="NT";B2="NT");"NT";SE(E(A1="OK";B2="OK");"DI";SE(OU(A1="NT";A1="OK";B2="NT";B2="OK");"MD";"")))

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Nobre Ricardo, você é fera. Muito obrigado pela ajuda, parabéns mesmo...

      Abraços!!!

      Excluir
  44. Bom dia,

    quero usar a função SE composta para comparar dados de uma planilha com 300 variáveis. É possível? Seria melhor usar o excel integrado com o VB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Yasmin,a Função Se composta permite até 64 aninhamentos. Na minha opinião quando é necessário usar a Função Se com mais de cinco condições há sempre uma maneira mais eficiente de se obter o resultado. Acredito que no seu caso o ideal seria usar uma tabela com as 300 condições e usar a Função Procv para alcançar o resultado. Abraços!

      Excluir
  45. Boa tarde!
    Como monto a fórmula usando SE para que, ao inserir um "ok" na A1, apareça a data em B1 sem atualizar quando eu abrir a planilha nos dias seguintes?

    Parabéns pelo site!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Inserir data e hora em uma célula do Excel usamos a Função HOJE. Porém sempre que abrir a planilha a data será recalculada. O que você precisa é automatizar a digitação da data atual e tornar estática. Nenhuma função do Excel é capaz de fazer isso.

      Uma dica é lançar a data manual rapidamente usando o seguinte atalho:

      Segure CTRL e pressione a tecla ; (ponto e vírgula). A data atual será inserida na célula.

      Excluir
  46. Mais uma pergunta. Como faço para criar um relatórios ou filtro para imprimir apenas os campos preenchidos?
    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, uma idéia é fazer um relatório no excel com a própria Função SE. Você precisa atribuir uma função para verificar se a célula é diferente de vazia. Utilizamos a Função SE com a condicional <>""; ou seja menor maior seguido de aspas sem nada digitado entre elas. Exemplo:

      O que pedimos em =SE(A1<>"";A1;"")

      Se a célula A1 é diferente de "vazio", imprima A1, caso contrário deixe em branco ( vazio)

      Excluir
    2. Obrigado,um forte abraço!

      Excluir
  47. Boa Noite Ricardo. Gostaria de saber se consegue me ajudar. Preciso usar na mesma formula < e >, por exemplo, tenho uma condicional de ter que > 180 dias e < 365 dias, e não consigo de jeito nenhum :(

    Help me Please?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia, você precisa usar a Função Se com E para testar uma condição entre dois valores. Experimente usar a seguinte fórmula:

      =SE(E(A1>180;A1<365);"OK";"OUTRO VALOR")

      Um abraço!

      Excluir
  48. Ola, professor. Preciso da seguinte condição: Se em uma celula da aba pagamento for "pago" e outra celula dessa mesma aba for "Banco do Brasil" me retorne o valor pago (outra celeula) na aba Banco do Brasil. deu para entender? Eu consegui retornar o valor com uma condição apenas =SE(PAGAMENTOS!J9="pago";PAGAMENTOS!F9;""), mas queria mais uma condição, se ele indicasse que é aquele banco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lilia, você precisa usar a Função Se com E para validar duas condições verdadeiras.

      Abraços!

      Excluir
  49. Professor! Consegui fazer com a formula que voce postou dia 19 de maio. Muito obrigada!! Estou muito feliz!! Parabéns!!!
    Ficou assim: =SE(E(PAGAMENTOS!J9="pago";PAGAMENTOS!K9="BB");PAGAMENTOS!F9;"")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional Lilia! É exatamente isso! Fico também muito feliz por você ter compreendido a lógica e ter desenvolvido a fórmula sozinha.

      Um grande abraço!

      Excluir
  50. Olá, boa noite! Professor, preciso montar um relatorio usando a formula SE, isso eu sei, mas é que no caso os valores sao como hora, nao sei se é possivel, por exemplo A1-07:20:00, na A2-07:20:00*24=7,33, só que ao inseir a celula A2 na formula, nao puxa a informação que pedi, e tambem inseri na formula 7,33, fiz assim =se(A2=7,33;"total";se(e(A2<7,33);"menos")), o estranho que se eu digitar 7,33 na coluna A2, sai conforme pedi. desde já, muito obrigado! Excelente suas orientações que li acima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Francisca, nesse caso eu preciso ver a sua planilha para avaliar o seu caso. Envie o exemplo por e-mail para excelnaweb@outlook.com . Abraços!

      Excluir
  51. Bom Dia Professor
    tenho uma duvida que acho que é simples mas o meu excel é limitado, trabalho mais com o Autocad.

    tenho (por exemplo) a A1 que quero:
    **caso a A2, B2 ou a C2 sejam maior que 0 apareca x
    ** caso a A2, B2 ou C2 estejam vazias não apareçe nada.

    Pode me ajudar?
    obrigado
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pedro, precisa usar a Função SE com OU para testar estas condições:

      =SE(OU(A2>0;B2>0;C2>0);"X";"")

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Obrigado.
      Parabéns pelo site
      está a prestar um serviço a nivel global.

      Excluir
  52. Olá Ricardo.

    Parabéns pelo trabalho e feedback.

    Estou criando uma planilha para me apontar divergências:

    =SE(MED(E2;F2)>=30;" ";SE(MED(E2;F2)<=29;"SOLICITAR REPOSIÇÃO";SE(J2=0;" ";" ")))

    Estou usando a célula seguinte (K) para me trazer as informações.

    Imaginei que neste função acima, quando a celula J2 tivesse como reposta "0" ele ia deixar a minha informação em branco. Mas isto não acontece. Ele trás a mensagem também "SOLICITAR REPOSIÇÃO". Onde será que eu errei?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Integra, apenas a ordem dos testes estão invertidos. Primeiro precisa verificar se a célula J2 é igual a zero, pois se esta condição retornar verdadeira o Excel não considera as outras. Sua fórmula fica assim:

      =SE(J2=0;"";SE(MED(E2;F2)>=30;"";SE(MED(E2;F2)<=29;"SOLICITAR REPOSIÇÃO";"")))

      Abraços!

      Excluir
  53. Olá Ricardo estou fazendo uma tabela onde preciso multiplicar vários valores pra uma célula. Ex na primeira linha seria valores moeda é na segunda abaixo dos valores quantidade ou seja nas celulas a1, b1, c1, d1, e1 eu colocaria o valor é nas células a2, b2, c2, d2, e2 eu vou colocar quantidades e a formula resultado na célula f2, então sendo que cada quantidade colocada já seja multiplicada pelo valor acima e o resultado de cada uma sendo somado na f2. Na verdade esse seria um ex. Porque na tabela que preciso vai ter mais de 40 valores. Agradeço se puder me ajudar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, pelo que entendi você quer multiplicar os valores da linha 1 pelas quantidades da linha 2 e na célula F2 apresentar a soma total. Nesse caso na célula F2 pode usar a Função SOMARPRODUTO do Excel. Esta função é excelente e já faz todo esse trabalho automaticamente. Experimente usar a seguinte fórmula:

      =SOMARPRODUTO(A1:E1;A2:E2)

      Abraços!

      Excluir
  54. Como faço para que uma condição do if preencha as células com sub-itens. Por exemplo: se numa lista tem 01 até 05, daí se eu seleciono 03 e nela tem 4 sub-itens que são 03.01, 03.02, 03.03 e 03.04. Aí nesse caso, qdo eu selecionei o 03 numa célula, aí a célula à direita irá preencher os 4 sub-itens em sequência, uma abaixo da outra, entendeu? Aí se eu mudar o item 03 para 05, aí só mostra os dois sub-itens preenchidos automaticamente nas células ao lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não consegui imaginar uma forma de fazer isso com a Função Se, no entanto sugiro que você de uma olhada nesse post sobre como fazer uma lista dependente no excel. Creio que este artigo possa te ajudar a resolver o problema:

      http://www.excelnaweb.com.br/2014/01/como-criar-listas-dependentes-no-excel.html

      Abraços!

      Excluir
  55. Boa tarde.
    Primeiramente parabéns pelo trabalho feito nesse site!

    Preciso usar um SOMASES, porém um dos critérios seria que somasse se na coluna fosse diferente de 4208, já tentei usar <>, mas não funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, experimente usar a condicional da seguinte forma: "<>4208"

      Excluir
  56. Olá Ricardo preciso de ajuda, estou fazendo uma tabela de controlo de pedidos de compras o que eu quero é a seguinte: trabalhar com a formula SE para as seguintes opções: se a célula d2 for igual a 100% a célula c2 vai dar concluído, se não tiver nenhuma informação fica em curso e se a célula d2 for menor que 100% vai dar pendente. já criei a formula para a primeira so não consigo inserir a outra opçãp na mesma célula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Minguita! Para a fórmula funcionar corretamente você precisa começar da menor para a maior condição. Sua fórmula em C2 fica assim:

      =SE(D2="";"EMCURSO";SE(D2<100%;"PENDENTE";SE(D2=100%;"CONCLUIDO";"")))

      Abraços!

      Excluir
  57. boa tarde

    otimo site parabens estou com uma dificuldade

    formula seria assim

    de 7500 a 8500 = 5%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Aurelio, obrigado pelo elogio! Espero que você esteja aproveitando bastante o nosso conteúdo! Quanto a sua dúvida use a seguinte fórmula:

      =SE(E(A1>=7500;A1<=8500);5%;"")

      Onde A1 você deve substituir pela célula que contem o seu valor que está entre 7500 a 8500.

      Abraços!

      Excluir
  58. Boa noite,

    Estou tendo dificuldades com excel, gostaria de saber se pode me ajudar.
    Utilizei a formula SE para impor um resultado. Segue descriminação do que fiz "SE(S4>U4;"(0,877)/W4^2)";"(0,658)^(W4^2)")".
    Gostaria de saber como devo proceder para utilizar o resultado do SE e uma equação " ((resultado do SE*1*D2*D11)/1,1) "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiarles, o primeiro passo é remover as aspas da sua fórmula. As aspas devem ser usadas somente quando queremos retornar elementos textuais. Sua equação fica da seguinte forma:

      =(SE(S4>U4;((0,877)/W4^2);(0,658)^(W4^2))*1*D2*D11)/1,1

      Abraços!

      Excluir
    2. Ricardo, deu tudo certo aqui, obrigado!

      Abraço

      Excluir
  59. Boa noite Ricardo td bem? Estou batendo cabeça com uma fórmula aqui, não estou conseguindo, me ajude por favor, ela consiste em:
    =SE(A1 for maior que 0 e menor que um; entao eu quero "1"; SE(A1 for maior que 1 e menor que 2; entao eu quero 2;SE(... e assim vai; senao eu quero 0

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir