Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

4 Como fazer um menu de navegação no Excel

Como criar um índice para acessar outras planilhas no Excel, sem utilizar macros, utilizando o recurso Hiperlink. Navegar por uma pasta de trabalho do Excel que contém muitas planilhas pode ser uma experiência frustrante e desafiadora. Dentre as muitas opções de automatização de planilhas que o Excel oferece, uma delas é utilizar um menu de navegação para se deslocar de forma rápida entre as planilhas.


Para construir um índice no Excel podem-se utilizar as formas prontas disponíveis no Excel ou qualquer outro objeto, figura ou texto. No entanto, para tornar mais intuitivo ao usuário, o mais indicado é utilizar objetos que sejam parecidos com botões.



Para construir um índice como este siga os passos abaixo:

1 – Na guia Inserir selecione Formas e insira a forma escolhida. Digite o texto que desejar.




2 – Em seguida, com o botão direito do mouse, clique sobre o objeto e escolha a opção Hiperlink.

3 – Na caixa de diálogo Inserir Hiperlink clique na opção Colocar neste documento.




4 – Em seguida, selecione a planilha que deseja vincular ao objeto. No campo Digite a referência de Célula, é possível informar qual a célula da planilha de destino que o Excel deverá apontar.

Para inserir um novo item ao índice basta repetir este procedimento.

Para deixar a planilha mais dinâmica insira um botão “voltar” em cada planilha. Desta forma você poderá retornar ao menu inicial e navegar entre as planilhas.

O recurso de Hiperlink, além de conectar um objeto a uma planilha, permite também vincular um objeto a um arquivo externo de qualquer formato. Desta forma, ao clicar sobre o objeto, o arquivo vinculado será aberto.


Como impedir a quebra dos Hiperlinks

Sempre que houver qualquer alteração no nome da planilha ou acrécimo de linhas acima da “referência de célula” o Hiperlink irá perder a referência e irá deixar de funcionar corretamente. Para evitar que isso ocorra o ideal é definir um nome para alguma célula da planilha de destino.


Dessa forma, se houver alguma mudança na planilha, o intervalo nomeado será automaticamente atualizado e o hiperlink continuará funcionando.

Então, para inserir o Hiperlink você deve escolher o nome a partir da lista de Nomes Definidos ao invés de Referência de célula.


Bônus

Baixe aqui os exemplos dasprincipais Funções já publicadas no blog reunidas em uma única planilha e organizadas através de um menu de navegação semelhante ao explicado neste tutorial.

É proibido a reprodução parcial ou integral dos artigos deste blog. Copiar na íntegra qualquer conteúdo aqui publicado, implica em crime previsto no Código Penal

Agora é com você!


Se gostou, compartilhe na sua rede social, Facebook, Twitter ou Google+ usando os botões abaixo, isso ajuda a incentivar o trabalho.

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

4 comentários :

  1. Parabéns pelo tutorial, muito bem explicado e deu tudo certinho, igual você ensinou.

    ResponderExcluir
  2. Muito fácil de fazer com esse tutorial, valeu!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que o tutorial foi útil para você! Se você tiver mais perguntas sobre o Excel ou qualquer outro tópico, sinta-se à vontade para perguntar. Estou aqui para ajudar!

      Excluir

Comentário(s):