Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

6 Entenda como funciona a Função Corresp

A Função CORRESP retorna a posição relativa de um item em uma lista que coincide com um valor procurado em determinada ordem. A lista pode ser tanto uma linha quanto uma coluna. Ou seja, retorna o número da posição em que se encontra ao invés do valor contido na tabela.

Mas afinal, qual é a vantagem saber utilizar a Função Corresp?

A Função Corresp é muito útil em conjunto com outras funções de pesquisa tais como as funções ÍNDICE, e PROCV. Em qualquer uma destas funções um dos parâmetros é informar o número da coluna ou o número da linha em que o registro se encontra. Se quiser entender melhor recomendo que leia:

Mas, e se você não conhecer previamente o número da linha? E se o valor dessa linha ou coluna se alterar com base em algum critério, por exemplo? São nesses casos que utilizamos a função =CORRESP().



Como trabalhar com a Função Corresp

Sintaxe: =CORRESP(valor_procurado;matriz_procurada;[tipo_correspondencia])

valor_procurado: é o valor utilizado para localizar o objeto de pesquisa em uma tabela. Pode ser um número, texto, um valor lógico ou uma referência de célula com as características citadas.

matriz_procurada: é o intervalo de células em que a função corresp irá realizar a pesquisa. Este intervalo deverá ser somente uma linha ou uma coluna

tipo_correspondência: Este argumento especifica como a função corresp irá retornar os resultados, ou seja, de forma exata ou por aproximação. Pode-se utilizar os números  -1, 0 ou 1.

  • tipo_correspondência é um argumento opcional, por isso os colchetes[]. Se omitir este valor, por padrão, o Excel irá  utilizar o número 1, o que significa que ele irá encontrar o maior valor que for <= ao valor_procurado. Neste caso os valores da matriz_procurada devem estar em ordem ascendente.
  • Ao utilizar o número 0 a função irá  localizar o primeiro valor que é exatamente igual ao valor_procurado. Os valores na tabela de pesquisa podem estar em qualquer ordem.
  • Ao utilizar o número -1 a fórmula  irá localizar o menor valor que é >= ao valor_procurado e os valores da matriz_procurada devem estar em ordem descendente.
Em português, é assim que você deve pensar quando for aplicar a função Corresp:

=CORRESP(O que vou procurar? Onde vou  pesquisar? Como o resultado será apresentado?)

Observe a figura abaixo onde a função Corresp irá  localizar a posição da fruta que está contida na célula A10. O Excel irá interpretar assim:

=CORRESP(procure "MORANGO" contido na célula A10, no intervalo de células A2:A7 e retorne a posição em que ele se encontra neste intervalo)



O resultado é o número 4 pois "MORANGO" está na posição 4 da matriz A2:A7.
Desta forma pode-se concluir que "MORANGO" ocupa a 4ª linha na matriz A2:A7

A célula B10 contém a fórmula: =CORRESP(A10;A2:A7;0)

=CORRESP: Incio da Função

A10: é o valor_procurado. Neste exemplo o nome da fruta. Você pode digitar A10 ou ir até a célula e selecioná-la.

A2:A7: é a matriz_procurada  Você deve selecionar o intervalo na tabela em que estão localizadas as informações. Uma outra alternativa seria informar o nome que você aplicou ao intervalo.

0: é o tipo_correspondência; neste caso exato.

A figura abaixo mostra um exemplo onde a matriz de dados está disposta de forma horizontal e que será interpretado desta forma:

=CORRESP(procure "ABACAXI" contido na célula B5, no intervalo de células B1:F1 e retorne a posição em que ele se encontra neste intervalo)




A célula B5 contém a fórmula: =CORRESP(A5;B1:F1;0) 

O resultado é 2 pois "ABACAXI" ocupa a 2ª posição do intervalo de dados B1:F1
Desta forma entende-se que "ABACAXI" ocupa a 2ª coluna do intervalo B1:F1

Baixe aqui a planilha utilizada neste exemplo para praticar o uso da Função Corresp

Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

6 comentários :

  1. Massa q nossa!!!me ajudou nuito!!!d+

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! É sempre uma satisfação poder ajudar e saber que foi de grande valia. Estamos a disposição.

    ResponderExcluir
  3. a função =CORRESP foi bem explicada, quando se tem 2 linhas ou mais com o mesmo resultado, ele retorna apenas a posição do primeiro registro encontrado…

    Tem alguma forma dele retornar todas as posições encontradas em vez de retornar apenas a primeira? (se possível tudo em uma única célula separado por espaço ou virgula ou ponto virgula etc).............. Existe alguma formula normal pra isso?....................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, existe uma maneira de retornar todos os valores, um por linha. Porém é necessário desenvolver uma fórmula matricial. Obrigado pela visita.

      Excluir
  4. olá, ótima dicas, parabéns!

    tenho uma dúvida, e se ao invés de procurar uma palavra, ao utilizar o índice+corresp quiser trazer o nome X que está numa coluna A, por exemplo, pesquisando valores na coluna B. É possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é possível sim, basta usar o conceito de PROCV ao Contrário com Indice e Corresp. Ja publiquei a respeito e com certeza será útil para você! Copie e cole o link abaixo em seu navegador:

      Procv ao Contrário -> https://goo.gl/ynxCWt

      Abraços!

      Excluir

Comentário(s):