: Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK - - 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL
Excel na Web

1 PROCV #N/D – Como corrigir o erro #N/D de uma PROCV


PROCV #N/D. Sua PROCV não funciona? Alguma vez você já se deparou com o erro #N/D e ficou sem saber o que fazer para corrigir? O erro #N/D ocorre quando o Excel não consegue localizar o valor procurado em uma tabela de pesquisa.

No entanto existem outros erros que fazem com que suas planilhas não funcionem corretamente tais como, #NOME? e #VALOR. Estes erros prejudicam a aparência de seus relatórios e fazem com que suas planilhas fiquem com aspecto amador. 

PROCV é a mais popular de todas as funções de pesquisa disponíveis no Excel. Neste artigo, você vai encontrar explicações simples e aprender como corrigir as mensagens de erro #N/D de uma PROCV.

Se você não sabe como usar a Função PROCV clique no link abaixo para aprender:


Continue lendo para aprender:
  • Como corrigir o erro #N/D de uma PROCV no Excel
  • Como usar PROCV com SEERRO no Excel
  • Por que a fórmula PROCV não funciona
  • Como esconder erros no Excel


Como corrigir o erro #N/D de uma PROCV no Excel


corrigir-erro-nd-procv

A mensagem de erro #N/D significa “não disponível” e ocorre toda vez que o PROCV não consegue encontrar uma correspondência para o valor procurado. Isso quer dizer que o Excel irá mostrar o erro #N/D toda vez que:

  • A Função Procv procurar por uma célula vazia, ou seja, nenhum valor foi digitado e a célula está em branco.
  • O valor procurado não existir na tabela de pesquisa (tabela de cadastro);
  • O termo pesquisado for digitado de forma incorreta;

Para corrigir o erro #N/D de uma PROCV você deve usar a Função PROCV com SEERRO no Excel. Desta forma você pode retornar uma célula em branco ou exibir uma mensagem personalizada toda vez que o Excel retornar um erro #N/D (ou outro erro qualquer). 

Por Exemplo:

=SEERRO(PROCV(A1;C1:E20;2;0);””)

Que quer dizer:

Procure o valor contido em A1; no intervalo de células C1:E20. Se encontrar uma correspondência exata para o valor contido em A1 siga nesta linha e retorne valor da segunda coluna do intervalo C1:E20; caso não encontre uma correspondência exata para A1 deixe “em branco”.



Como usar PROCV com SEERRO para corrigir o erro #N/D


A sintaxe da função SEERRO é simples e autoexplicativa:

=SEERRO (valor, valor_se_erro)

Ou seja, no primeiro argumento deve-se inserir a fórmula ou um valor para verificar se existe um erro e no segundo argumento deve-se especificar o que fazer  no caso da Função retornar um erro. 

Se você não sabe como usar a Função SEERRO clique no link abaixo para aprender:


Se você quiser que a Função SERRO com PROCV retorne uma célula em branco quando o termo pesquisado não é encontrado digite “”aspas duplas – no segundo argumento como no exemplo abaixo:

corrigir-erro-funcao-procv-seerro

No exemplo acima, ao usar a fórmula PROCV com SEERRO, pudemos notar que o Excel não encontrou uma correspondência para o código K078. Como usamos a Função SEERRO o Excel pôde corrigir o erro #N/D e retornou uma célula vazia, caso contrário iríamos ver um erro #N/D impresso na célula E4.

=SEERRO(PROCV(D4;$A$1:$B$9;2;0);"")

Observe como o Excel interpreta a fórmula:

Procure pelo código K078; na tabela de produtos $A$1:$B$9. Se encontrar uma correspondência exata para o código K078 siga nesta linha e retorne a descrição deste produto que está na segunda coluna do intervalo $A$1:$B$9; caso não encontre uma correspondência exata para o código K078 deixe “em branco”.


Como mostrar uma mensagem personalizada


Se você preferir mostrar uma mensagem personalizada ao invés vez de um erro padrão quando o PROCV não encontrar o valor procurado digite o texto “entre aspas” como no exemplo abaixo:

esconder-erro-nd-procv

No exemplo acima, podemos ver Como corrigir os erros #N/D de uma PROCV e ainda informar o usuário, através de uma mensagem personalizada, que o Excel não conseguiu encontrar na lista de produtos uma correspondência para o código K078.

=SEERRO(PROCV(D4;$A$1:$B$9;2;0);”Código Inválido”)

Observe como o Excel interpreta a fórmula:

Procure pelo código K078; na tabela de produtos $A$1:$B$9. Se encontrar uma correspondência exata para o código K078 siga nesta linha e retorne a descrição deste produto que está na segunda coluna do intervalo $A$1:$B$9; caso não encontre uma correspondência exata para o código K078 informe: “Código Inválido”.

Esconder os erros #N/D do PROCV certamente irá deixar sua planilha mais simples, elegante e profissional.


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!


Ricardo Fialkoski é formado em Sistemas de Informação, gosta de programação orientada a objetos mas tem como Hobby desenvolver Soluções avançadas em Excel. e VBA.

Comentário(s):

Um comentário :