Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

0 Função Indice Corresp Vantagens em Utilizar

O Excel é um aplicativo muito eficiente que se destaca por suas funções de pesquisa. Diante de uma necessidade, ao decidir qual fórmula de pesquisa vertical usar, a maioria das pessoas recorre a Função Procv que é uma fórmula mais simples. No entanto há casos que o uso da Função Índice + Corresp é o mais indicado. O objetivo deste post é descrever as diferenças existentes entre as Funções PROCV e Índice + Corresp para que você possa avaliar os casos nos quais o uso de cada uma delas é o mais indicado.

Muitos não compreendem as vantagens em utilizar a Função Índice e Corresp porque não estão dispostos a dedicar o seu tempo para aprender uma fórmula mais complexa. Se você não a conhece recomendo que leia:

Pesquisar valores verticalmente utilizando Índice + Corresp

Outros estão acostumados com a fácil compreensão e a praticidade que a Função Procv oferece. 

PROCV ao Contrario - Retornar valores à Esquerda da Coluna de Pesquisa

A Função Procv permite realizar pesquisas somente da esquerda para a direita. Sempre que precisar retornar um valor que está à esquerda da coluna de pesquisa, será necessário alterar a estrutura da planilha e deslocar a coluna para direita da coluna de pesquisa. Esta dificuldade pode ser facilmente contornada ao substituir a Função Procv pelas Funções Índice + Corresp.

De acordo com a sintaxe da Função Índice não importa se a coluna de retorno está à esquerda ou a direita do valor pesquisado. Desta forma esta função permite excluir e adicionar colunas e ainda realizar pesquisas em ambas as direções.



Adicionar ou excluir colunas de forma fácil

Quando se trabalha com uma grande quantidade de dados é comum a necessidade de editar ou inserir novas colunas para novos cálculos. Com a Função Procv, ao inserir ou excluir uma coluna, o resultado de suas fórmulas serão afetados, pois os valores serão deslocados para outras posições da tabela.


A grande vantagem em utilizar as Funções Índice + Corresp é o fato de ela permitir inserir ou excluir colunas sem se preocupar em atualizar a fórmula de pesquisa vinculada e com a garantia de retorno correto da busca realizada.


Sem restrição de Matriz Tabela

A Função Procv determina que seja informada a matriz que contém os dados. Diante disso, se houver a necessidade de inserir uma coluna a direita da tabela, será necessário editar a Função Procv, pois a nova coluna está fora do intervalo da matriz especificada.

Com as Funções Índice e Corresp este problema é contornado visto que não é necessário informar uma matriz tabela.


O Excel é uma ferramenta muito versátil que oferece mais de uma opção para resolver o mesmo problema. Desta forma, cada caso é um caso, e deve ser avaliado de forma independente para encontrar qual a função ideal para cada situação.


Se quiser se aprofundar mais em funções de pesquisa e aprender a elaborar uma função que permita informar duas ou mais condições leia: 

Função PROCV com duas condições

E você, conhece alguma outra vantagem em usar a Função Índice + Corresp ao invés do Procv? Compartilhe conosco sua experiências através dos comentários.

Se você gostou deste artigo, curta e compartilhe com seus amigos nas redes abaixo.


É proibido a reprodução parcial ou integral dos artigos deste blog. Copiar na íntegra qualquer conteúdo aqui publicado, implica em crime previsto no Código Penal

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário