Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

2 Como fazer Formatação Condicional no Excel

O Excel, através da Formatação Condicional, permite aplicar diferentes opções de formatação a uma ou mais células que atendam a uma condição específica. Este recurso facilita a visualização e análise dos dados em planilhas que apresentam grandes quantidades de dados. Este tutorial mostra como a formatação condicional pode facilitar o entendimento das suas planilhas através de um conjunto de regras e cores.

Usar Cores e Ícones para aplicar Formatação Condicional

A partir da versão 2007 o Excel oferece a opção de destacar os valores da planilha com base em uma escala de cores. Para aplicar esta formatação basta selecionar as células que receberão a formatação condicional e na guia Pagina Inicial clicar em Formatação Condicional. 

Em seguida surgirá um novo menu com as opções de formatação disponíveis: Barras de Dados, Escalas de Cor e Conjuntos de Ícones.


Para escolher o tipo de formatação que será aplicada, basta passar o mouse sobre cada uma delas para pré-visualizar o seu efeito.


Utilizar uma fórmula para aplicar Formatação Condicional

Para personalizar o estilo de formatação o Excel permite ao usuário definir regras baseadas em fórmulas específicas que verificam uma determinada condição. 

A figura abaixo representa uma planilha de controle de frete. O objetivo é aplicar uma formatação condicional para identificar os valores de frete que ficaram acima de R$100,00.


Para tanto é necessário criar uma nova regra de formatação. Desta forma, selecione as células que irão receber a formatação condicional e na guia Pagina Inicial clique em Formatação Condicional > Nova Regra.



Em seguida, na janela Nova Regra de Formatação, defina o tipo de regra que será utilizado. Como exemplo será utilizado a opção: Usar uma fórmula para determinar quais células devem ser formatadas.



O resultado é mostrado na figura abaixo:



Como editar uma regra de formatação

Para editar uma regra clique na guia Pagina Inicial > Formatação Condicional > Gerenciar Regras. Em seguida procure pela regra que será modificada e clique em Editar Regra



Como Limpar uma regra de formatação


Para limpar uma regra de formatação, selecione as células desejadas e na guia Pagina Inicial clique em Formatação Condicional > Limpar Regras. Então selecione uma das opções: Limpar Regras das Células Selecionadas ou Limpar Regras da Planilha Inteira. Desta forma todas as regras da área selecionada serão apagadas.


Existe uma infinidade de casos que é possível aplicar a formatação condicional. Este exemplo é apenas para explicar de uma forma geral como funciona este recurso. Se você tem alguma dúvida quanto a aplicação de algum caso específico deixe um comentário para que o assunto seja tratado em uma próxima oportunidade.

É proibido a reprodução parcial ou integral dos artigos deste blog. Copiar na íntegra qualquer conteúdo aqui publicado, implica em crime previsto no Código Penal

Baixe aqui a planilha utilizada neste exemplo e pratique.

Experimente as outras opções de formatações condicionais e perceba como são fáceis e intuitivas.


Em quais situações você usa a formatação condicional? Compartilhe suas dicas e exemplos conosco, curta ou compartilhe nas redes sociais abaixo.

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

2 comentários :

Comentário(s):