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Excel na Web

12 Como remover espaços em branco no Excel


Como excluir espaços em branco no Excel. É pratica comum realizar cálculos e análises em valores adquiridos de outra fonte de dados. Ao copiar e colar dados de uma tabela da Web, por exemplo, os valores podem vir com espaços indesejados que interferem no resultado das fórmulas. Uma solução para este problema é utilizar a Função Arrumar para de forma simples, sem a necessidade de deletar manualmente, remover os espaços em branco. Saiba como.



Como funciona a Função Arrumar no Excel


A Função Arrumar remove os espaços indesejados de uma sequencia de caracteres de texto exceto os espaços únicos entre palavras.

Sintaxe: =ARRUMAR(texto)

  • texto: é o texto que contém os espaços para serem removidos.

Como retirar espaços em branco no Excel:


A figura abaixo representa uma planilha com valores provenientes de uma importação de base mal realizada.


1 - Considerando o exemplo acima digite na célula B2 a fórmula: =ARRUMAR(A2)


2 – Em seguida arraste a fórmula para baixo da coluna.


3 – Então copie os valores corrigidos que estão na Coluna B, vá até a célula A1 e, com o botão direito do mouse, clique em COLAR ESPECIAL > VALORES. Após colar, apague o conteúdo da Coluna B.

Quando houver a necessidade de remover todos os espaços em branco entre os caracteres, inclusive os espaços simples entre palavras, pode-se utilizar alternativamente a Função Substituir.


O Excel é uma ferramenta muita prática que, com o conhecimento de algumas funções agregado há um pouco de criatividade pode resolver grandes problemas com pequenas soluções.

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E você, em quais situações já usou a Função Arrumar? Compartilhe suas dicas e exemplos conosco usando os comentários ou redes sociais abaixo.

Ricardo Fialkoski é formado em Sistemas de Informação, gosta de programação orientada a objetos mas tem como Hobby desenvolver Soluções avançadas em Excel. e VBA.

Comentário(s):

12 comentários :

  1. A formula funcionou"quase" perfeitamente, mas no meu caso, ao fim da aplicação da formula, ainda restou, em todos as celulas, 2 espaços a esquerda, ou seja, só eliminou parcialmente, não todos!!!

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    1. Olá, provavelmente o Excel está se perdendo devido ao tipo de dados de célula e deixando um espaço duplo antes da string. =SUBSTITUIR(A1;" ";"") após isso copie o conteúdo da célula A1 e, com o botão direito do mouse, clique em colar especial -> valores. Abraços!

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  2. Sr. Ricardo, boa noite, tentei tirar espaço a direita da planilha excell com os números formatados em texto, usei a função que indicou de SUBSTITUIR(A1;" ";"") e o número e copiado e quando converter a formula em valores o espaço continua no lado direito

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    1. Oi Vanuza, tente usar a Função Arrumar =ARRUMAR(A1) depois copie a célula e em outro local colar especial > valores. Deve resolver o seu problema. Abraços!

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  3. Ola Ricardo poderia me ajudar? Tenho uma planilha gigante importada com numeros de telefone e preciso tirar o espaco entre os numeros tipo
    03 9629 7788 deve ficar 0396297788. Sao milhoes de dados ficaria muito grata se me orientasse em ingles pq meu excel nao tem traducao para o portugues. abs. Karina

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    1. Ola Karina! Para remover todos os espaços em branco entre os numeros no Excel você deve utilizar a Função Substituir ou SUBSTITUTE em inglês. A sua fórmula deve ficar assim:

      =SUBSTITUTE(A1;" ";"")

      Observe que no primeiro par de aspas existe um espaço entre elas, já no segundo par de aspas não existe espaço. Faça exatamente desta forma e arraste para as células abaixo que irá funcionar! Muito obrigado pela sua visita. Um grande abraço!

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  4. Oi Ricardo nem te agradeci desculpe!!! Voce me ajudou muiiiiitooooo! E parabens pelo pronto atendimento,nao imaginei que seria tao rapido. Nao consegui ver todo o conteudo do site por isso te pergunto se voce provem ou pode me indicar um curso on line de excel. Trabalho muito com planilhas e preciso ir para o avancado. Ah ja me cadastrei tb no site. Cheers

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    1. Oi Karina, fico contente em saber que a solução proposta funcionou. Quanto ao curso, tenho uma parceria com o Gerson Viergutz que é um excelente profissional da área de Excel. Ele desenvolveu um curso de Excel totalmente online distribuído em 7 módulos. Vale a pena você conferir para ver se lhe atende: Segue o link: http://goo.gl/xUJ0ID

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  5. Ah outra coisa como posso aprender em portugues e traduzir para o ingles (pois o excel q uso e em ingles)? No exemplo na formula acima que vc me deu por exemplo nao funcionou com ;(ponto virgula) e sim so com ,(virgula)

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    1. Oi Karina, eu estava te devendo esta resposta! No Excel em Inglês você irá sempre usar virgula (,). Ja no Excel em Português você sempre irá usar ponto e vírgula (;). Eu desenvolvi uma planilha online Para traduzir as fórmulas do inglês para o português e vice-versa. Você pode usar sempre que precisar! Copie e cole no seu navegador o link abaixo:

      ➡️ https://goo.gl/cKKIef

      Um grande abraço!

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  6. Perfeito em espaços duplicados entre nomes e após o nome.

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    1. Opa Rodrigo! Obrigado pelas observações! É muito bacana receber feedbacks como o seu! Um grande abraço!

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