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0 Como habilitar a leitura no Excel

O Excel é uma ferramenta tão eficiente que só falta falar para se tornar ainda mais completo. Pois saiba que, com apenas algumas configurações é possível habilitar a leitura das células no Excel! Mas você pode estar se perguntando: Porque eu vou configurar o Excel para que ele leia o conteúdo das células?

Se você trabalha com planilhas de controle e precisa conferir os registros da planilha com o conteúdo impresso em um relatório, é possível deixar o Excel falando o conteúdo da célula enquanto você acompanha no relatório impresso. Além disso, esta ferramenta ajuda pessoas portadoras de deficiência visual a utilizar o Excel com mais facilidade.

Para ativar este recurso siga os passos descritos abaixo:

1 – Vá até Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido > Mais Comandos




2 – Selecione a opção Todos os Comandos e na caixa Escolher Comandos, procure a opção Células de Fala e clique em adicionar para incluir esta funcionalidade na Barra de Acesso rápido do seu Excel.



3 – Agora, para que o Excel leia, selecione o texto que você quer ouvir e clique em Células de Fala.



O Excel permite adicionar outras células de fala como: ler células em voz alta, ler células ao pressionar Enter e ler por linhas ou colunas na mesma janela descrita no passo 2 deste tutorial.

Para configurar a velocidade de leitura vá até Painel de Controle > Sons > Fala e Dispositivos de Áudio > Velocidade da Voz.

E você já usou este recurso? Conhece alguma outra utilidade para o recurso de leitura no Excel?

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Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

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