Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

6 Validação de Dados Como circular dados inválidos

Além de uma excelente ferramenta para realizar diversos tipos de cálculos, o Excel é muito utilizado para analisar dados de relatórios exportados a partir de outro sistema. No momento da exportação podem ocorrer pequenos erros que distorcem a grafia ou a formatação original. Um exemplo de erro muito comum é a presença de “espaços” entre os caracteres ou no final da string. Para identificar os dados inválidos pode-se utilizar a validação de dados e, a partir de um critério, circular os registros que não atendem aos requisitos da validação.


Como Funciona a opção Circular Dados Inválidos

Ao usar a opção circular dados inválidos, serão circulados todos os registros que não atenderem ao critério de validação estabelecido. Desta forma fica fácil identificar os dados que devem ser corrigidos. A validação de dados comum permite ser aplicada antes de inserir qualquer valor na planilha. Assim, no momento da digitação o Excel verifica se é um valor válido ou não. Já para a opção circular dados inválidos é necessário que já existam registros na planilha para ela validar. Não é posível utilizar está opção, por exemplo, em uma planilha em branco. 


Como circular os registros inválidos no Excel

A figura abaixo representa uma planilha que contem registros exportados de outro sistema qualquer. Considere que o código do produto deve seguir o padrão de 6 caracteres. Devido a erros ocorridos durante a exportação alguns códigos não atendem ao padrão exigido sendo que, uns excedem e outros tem menos do que 6 caracteres: 

codigos-invalidos-espaco-entre-caracteres


Para circular os registros inválidos siga os passos: 

1 – Selecione o intervalo que contém os registros que deseja identificar. Neste exemplo, o intervalo de células A2:A11

2 – Selecione na Guia Dados a opção Validação de Dados como abaixo: 

guia-dados-janela-validar-dados


3 – Configure os campos como na figura abaixo: 

configurar-validacao-dados-excel


4 – Agora, para circular os códigos inválidos, selecione novamente o intervalo de células A2:A11

5 – Então, novamente na Guia Dados, clique na opção Circular Dados Inválidos 

como-circular-dados-invalidos-excel


6 – Os dados inválidos serão circulados como na figura abaixo: 

codigos-invalidos-circulados-validacao-excel


O círculo desaparecerá automaticamente sempre que um registro for corrigido. 

O uso da opção Circular dados inválidos é um artifício extremamente útil e pouquíssimo utilizado que pode ser aplicado sempre que houver a necessidade de verificar se os valores da planilha atendem a um critério especifico.

Baixe aqui a planilha utilizada neste exemplo e experimente mais este importante recurso do Excel. 

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

6 comentários :

  1. Muito bom, nunca prestei atenção nesse "Função". já clicava no botão e esqueci de fuçar a lista que aparecia abaixo do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Excel oferece muitas funções e ferramentas que passam despercebidas por nós. Conforme vamos adiqurindo prática identificamos que existem muitas funcionalidades escondidas que podem facilitar nossas tarefas e aumentar a produtividade.

      Excluir
  2. Suas dicas são muito úteis. às vezes temos algumas necessidades e que esquecemos que o excel pode resolver perfeitamente. Agradeço a colaboração por resgatar essas preciosas dicas. Continue prosperando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Betas, é muito motivante ler essas palavras. A nossa intenção é fazer sempre o melhor. Abraços!

      Excluir
    2. Muito bom Ricardo!!!! Que você dê continuidade a esse trabalho pois ajuda muitas gente, gente como eu e milhares de milhares. Grande abraço!!!

      Excluir
    3. Obrigado pelas palavras de incentivo Thandersson, um grande abraço e sucesso para você!

      Excluir

Comentário(s):