Excel na Web
Coloque seu e-mail aqui para receber GRATUITAMENTE o meu EBOOK →

→ 10 Funções que podem fazer de você um perito em EXCEL

199 Função SE com varias condições - Guia Completo

A Função SE é uma das funções mais versáteis do Excel e é ideal para ser aplicada nas situações em que se precisa comparar dois valores para obter um resultado.

Porém, se usada em sua forma original, o retorno está limitado a apenas dois resultados possíveis; um se verdadeiro e outro se falso. Para ampliar o número de resultados possíveis deve-se utilizar a Função SE Composta, que nada mais é do que várias Funções SE aninhadas, ou seja Função SE dentro de SE.

O fato de possuir mais condições para serem testadas a torna complexa e requer mais atenção para desenvolvê-la. Este artigo explica como usar a Função Se Composta de forma prática e objetiva.


Continue lendo para aprender a:
  • Como fazer a Função SE dentro de SE no Excel
  • Como usar a Função SE com mais de duas condições
  • Função Se com 3 condições no Excel

Nas versões anteriores ao Excel 2007 não era permitido aninhar mais que 7 Funções Se em uma única fórmula. Atualmente o Excel permite aninhar até 64 funções na mesma fórmula. Porém, na maioria dos casos onde existe a necessidade de usar mais do que três ou quatro Funções SE dentro de SE, há provavelmente uma maneira mais eficiente para realizar o cálculo.

Se você ainda não conhece a Função SE na sua forma natural recomendo que leia:

Como utilizar a Função SE no Excel

Como utilizar a Função SE Composta

Como exemplo será utilizado uma planilha para cálculo de comissões com diferentes taxas para diferentes regiões. O objetivo é desenvolver uma Função SE composta para calcular a comissão de acordo com a região.

Para tanto deve-se usar uma Função SE como argumento de outra, ou seja, “aninhar” várias funções SE.

como-usar-funcao-se-composta-excel


Observe na imagem acima que, na célula G2 foi inserida a seguinte fórmula:

=SE(B2="Norte";7%;SE(B2="Nordeste";6%;SE(B2="Centro Oeste";5%;SE(B2="Sudeste" 4%;SE(B2="Sul";3%;"Região não Cadastrada")))))

Em linguagem comum o Excel interpreta da seguinte forma: 

Se o valor contido em B2 é igual a Norte pague 7% senão se B2 é igual a Nordeste pague 6% senão se B2 é igual a Centro Oeste pague 5% senão se B2 é igual a Sudeste pague 4% senão se B2 é igual a Sul pague 3%; senão informe Região não cadastrada.

OBS: As palavras em azul representam cada “ponto e vírgula” (;) da expressão e é desta forma que se deve pensar quando estiver elaborando uma Função SE Composta.

Deve-se avaliar bem o escopo da planilha antes de aplicar a Função SE Composta para se certificar de que esta função é a melhor solução para o problema. Em muitos casos existem métodos alternativos mais eficientes para resolver o problema.

No exemplo estudado, pode-se perfeitamente criar uma tabela região X comissão e utilizar a Função PROCV para buscar a taxa de comissão. Esta é uma forma de otimizar o cálculo e aumentar sua produtividade no Excel.

Todavia, a Função SE Composta é extremamente útil em diversas aplicações pois pode resolver desde pequenos, a grandes problemas de modo que cada caso é um caso e dever ser avaliado separadamente.


Conteúdo VIP

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!



Baixe aqui a planilha utilizada neste exemplo e aprenda a usar a Função SE composta.

Ricardo Fialkoski é o fundador do blog Excel na Web. Trabalha com Excel há mais de dez anos desenvolvendo Soluções Avançadas em Excel e VBA.

199 comentários :

  1. Ótimo Tuto Professor. gostaria de uma ajuda.
    Acho que é a condicional "SE"
    Veja mais ou menos o Exemplo.
    Ex: Se a quantidade de Itens E6<=5 pegar data de entrada "H6" e somar com 5; se a quantidades de itens E6<=30 pegar data de entrada "H6" e somar com 10; Se a quantidade de Itens E6>30 pegar data de entrada "H6" e somar com 20.
    Tomara que dê pra entender....KkKk
    Desde já agradeço pela ajuda e antenção
    Segue meu email caso queira enviar a formula.
    lucas.aires10@gmail.com
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite consegui entender sim e posso te ajudar! Voce esta no caminho certo. Com a funcao Se composta voce resolve o problema. A sua fórmula fica assim: =SE(E6<=5;H6+5;SE(E6<=30;H6+10;H6+20)) Obrigado pela visita! Um abraço!

      Excluir
    2. Olá.. preciso desenvolver a somatória de vt e vr, se trabalhado 4 horas gera se 10,00 de vt, se trabalhado 7 horas gera se 15,00, e se preenchido a célula.. gera se 10,00 de vt da mesma forma..Nessa planilha ja desenvolvi o calculo do salario junto com as horas trabalhadas.

      Excluir
    3. Olá, tente esta fórmula:

      =SE(E(A1<>"";A1<=4);10;SE(A1=4;10;SE(A1=7;15;"")))

      Sendo que você deve substituir A1 pela célula que contem a somatoria das horas trabalhadas.

      Excluir
    4. Professor boa tarde!!
      Veja se pode me ajudar.
      Na célula S9 quero calcular o seguinte:
      Se o valor de Q9 for igual a R$ 0,00, calcular 30% do valor da célula R9, agora se o valor de Q9 for igual ou maior que R$1,00, calcular 30% do valor de r9 menos q9.
      Espero que possa ter entendido.

      Excluir
  2. Prezado Ricardo, preciso da sua ajuda!
    Preciso condicionar o DDD ao estado, por exempo:
    se(b2="11";"SP";se(b2="12";"SP";"XX")
    Porém nós temos 69 DDD e o excel suporta apenas 64.
    Existe alguma forma de fazer esse calculo?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o mai indicado é fazer uma tabela auxiliar em outra parte da planilha com os DDD numa coluna e as cidades na outra e usar a função PROCV para fazer essa busca. Obrigado pela visita. Um abraço!

      Excluir
  3. Bom dia, quero elogiar o trabalho desenvolvido aqui !! Muito bom.
    Tenho uma curiosidade, pesquisei a respeito , mas não achei !
    Tem como estabelecer duas ou mais condições , usando a formula SE, para encontrar resultados ? Exemplo :
    Tenho um estoque de sapatos, mesmo modelo, porem de cores(azul, amarelo, verde branco) e tamanhos (34 a 41) diferentes. Ao fazer a busca, preciso que 2 condições sejam atendidas : cor AZUL e tamanho 39, onde o resultado, caso tenha, venha a ser SIM, do contrário NÃO. Espero ter sido claro. Minha curiosidade e como fazer para incluir 2 condições usando o SE.
    Antecipadamente , obrigado
    Ass: Carlos A A de campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, que bom que gostou do conteúdo. Você tem que utilizar a Função E. Vou tentar explicar: =SE(E(cor azul;tamanho 39);"SIM";"NÃO"). Um abraço!

      Excluir
    2. Prof. Ricardo, se ele utilizasse duas listas suspensas com os valores que ele precisa para cores e tamanhos em A1 e A2 respectivamente, e usasse a célula abaixo para valores genéricos, sendo a fórmula: =SE(E(A1;A2);"SIM";"NÃO")
      Seria correto?

      Excluir
    3. Ola Alex, estaria correto sim! A idéia é exatamente essa! Um abraço!

      Excluir
  4. Bom de mais esse site!!!

    ResponderExcluir
  5. Profº bom dia!

    Tenho um planilha com vários valores, e cada valor tem um status distinto. Preciso usar uma fórmula para somar o valor total de cada status separadamente. Essa função seria o "SE" mas incluiria soma?

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana, talvez no seu caso tenha que usar a função somase. Ficaria mais ou menos assim: =SOMASE(A2:A15;"status";B2:B15). Onde a coluna A é onde estão os status e a B onde estão os valores. Mas para afirmar eu teria que ver a sua planilha.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Ola, tenho uma planilha onde tenho que calcular o desvio padrão. Porem, existem celulas vazias que tenho que deixar espaço para inserir novos valores. Com essas celulas vazias o calculo do desvio fica alterado. Tem como inserir uma função para resolver isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola André, você está usando qual fórmula para calcular o desvio padrão?

      Excluir
    2. bom dia,

      Como faço para que a seguinte formula me retorne em vazio quando não houve nada digitado na celulas?

      =SE(G5+H5=L5+M5;"Sim";SE(G5+H5<>L5+M5;"Não"))

      ela me retornará com um tracinho - quando as celulas estiverem em branco

      Excluir
    3. Ola José Adriano, você pode utilizar uma fórmula parecida com esta:

      =SE(G5="";"";SE(G5+H5=L5+M5;"Sim";"Não"))

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  7. BOM DIA. ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA.

    ESTOU TENTANDO USAR UMA FÓRMULA QUE FAÇA COM QUE O VALOR QUE FOR PAGO SEJA MENOR QUE 5000,00 APAREÇA *** E SE FOR MAIOR OU IGUAL A 5000,00 QUE APAREÇA O RESULTADO DA FÓRMULA =3/100*C3.

    OBRIGADA DESDE JÁ PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Supondo que o valor pago esteja em A1 a fórmula fica assim:

      =SE( A1>5000;"***";(3/100)*C3)

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Bom dia Professor. =Se( f5>1;a1/1) (G5>1;a1/2) ( H5>1;a1/3) ( i5>1;a1/4). Fiz assim para tentar ilustrar minha necessidade. Não consigo fazer essas sentenças na função Se. Pois são em células diferentes. Pode me ajudar? Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Guimarães, você deve fazer uma Função SE em cada célula que você precisa verificar, porém você precisa completar a fórmula =Se( f5>1;a1/1; "algum resultado aqui") para ela funcionar, caso contrario irá retornar Verdadeiro ou Falso. Um abraço!

      Excluir
    4. Bom dia professor,estou tentando usar a formula Se para cálculo de IRRF, onde cfe.tabela abaixo, eu uso a seguinte configuração: Se(H156>=1903,99;(H156*7,5%)-142,80;Se(H156>=2826,66;(H156*15%)-354,80) , onde H156=3.000,00 , quando eu paro no primeiro argumento, dá certo, mas quando eu coloco o segundo argumento, ele dá o resultado #valor

      Base de Cálculo (R$) Alíquota (%) Parcela a deduzir do IR (em R$)
      Até 1.903,98 – –
      De 1.903,99 até 2.826,65 7,5 142,80
      De 2.826,66 até 3.751,05 15 354,80
      De 3.751,06 até 4.664,68 22,5 636,13
      Acima de 4.664,68 27,5 869,36

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Parece que o problema não está relacionado ao separador decimal, mas sim à lógica da fórmula.

      Ao analisar a tabela do IRRF fornecida, percebo que você está usando duas condições para calcular o valor do IRRF com base na base de cálculo. No entanto, o segundo argumento da fórmula SE está faltando para os casos em que a base de cálculo não atende à primeira condição.

      Aqui está a fórmula corrigida:

      =SE(H156>=1903,99;(H1567,5%)-142,80; SE(H156>=2826,66;(H15615%)-354,80;(H156*27,5%)-869,30))

      Essa fórmula adiciona o terceiro argumento à função SE para calcular o valor do IRRF quando a base de cálculo não atende às duas primeiras condições.

      Verifique se a fórmula agora retorna o resultado esperado. Se você tiver mais dúvidas ou precisar de mais ajuda, fique à vontade para perguntar!

      Excluir
  8. Ola, preciso de ajuda para finalizar uma planilha de controle gestão de datas/prazos. Posso encaminhar o aquivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora entre em contato comigo pelo Fomulário de Contato no Menu acima. Pode ser? Um abraço!

      Excluir
  9. Olá, muito bom esse site. Adoro excel e aqui as explicações são bem caras. tenho uma dúvida. Tenho uma planilha de controle de exames periódicos onde pensei fazer uma função SE para que caso o exame seja ANUAL ele pegue a ultima data de exame feito e some 365 dias para me dar a nova data que deveria ser feito o exame.
    =SE(L5="NA";"-";SE(L5="ANUAL";J5+365)) tentei fazer assim mas não funcionou, consegue me ajudar? A célula J5 é uma data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela! Fico feliz que possa aproveitar nosso conteúdo. Verifiquei a sua fórmula e cheguei a conclusão de que ela está correta. Para que funcione certinho você não pode esquecer de formatar como "Data" a célula que contém a fórmula SE e a célula J5. Faça um teste e retorne se precisar.Um abraço!

      Excluir
  10. Oi, bom dia!
    Gostaria de criar condições para faixa de valores (controle de estoque) onde farei uma comparação do valor atual com um mínimo (retornar mensagem "repor estoque") e máximo ("estoque alto"). Se estiver dentro da faixa, gostaria de exibir " dentro da faixa". Não quero usar formatação condicional pois o usuário final poderá parametrizar as faixas de valores mínimo e máximo. Como faço?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, pensando aqui rapidamente creio que o caminho é você usar com a Função SE e E juntas.Trazendo para a realidade seria assim: Se(E("quantidade em estoque" > "estoque mínimo");("quantidade em estoque" < "estoque máximo");"dentro da faixa";SE("quantidade em estoque" <= "mínimo"; "repor estoque";"estoque alto")). Abraços!

      Excluir
  11. Boa noite Ricardo,
    Por gentileza poderia me ajudar a encontrar o erro da minha fórmula ?

    =SE(C2<"100.000,00";6072,00;SE(C2>"100.000,00";""*6%;))
    Preciso encontra resposta 9,000.00
    Um abraço
    Nivaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Realmente existem alguns erros na sua Função SE. Quando você usar números no Excel não precisa usar as aspas. Use-as somente quando quiser mostrar algum texto no Excel. Retire os pontos e as casas decimais.

      Não entendi o porque você precisa da resposta 9000. Pode esclarecer melhor?

      Em todo caso a sua Função Se deve ficar parecida com esta:

      =SE(C2<100000;6072;C2*6%)

      Abraços, volte sempre que precisar!

      Excluir
  12. Acho que nunca vi um site assim, parabéns! Agora queria tirar uma duvida, to fazendo uma planilha com os custos da empresa com um funcionário, e na parte de Vale transporte tenho a seguinte situação: Se a pessoa tem um salario de 4 mil, e recebe de vale transporte por exemplo 150,00 o que deve ser descontado do salario dela é 150,00, porque quando os 6% de desconto do vale transporte permitido por lei sobre o salario, ultrapassar o valor que lhe foi pago deve ser desconto o valor que foi pago. Ou seja se paguei 150 e 6% de 4 mil é 240 tem que descontar os 150. Deu pra entender? kkk ai essa planilha que to montando é pra mim so jogar o valor do salario, que pode ser qualquer salario e automaticamente ele fazer outros desconto inclusive o de vale transporte dessa forma, se passar dos 6% do salalario, descontar o valor que foi pago, e se os 6% sobre salario ficar menor que o valor pago de vale transporte, descontar realmente os 6% do salario. Espero que tenha entendido e possa me ajudar. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigado! Fico muito contente em saber que os Tutoriais de Excel estão sendo úteis para você aprender Excel.

      Respondendo a sua dúvida: Você pode usar a Função SE Excel onde precisa verificar: SE o valor pago for menor do que 6% do salário; mantenha o valor pago; caso contrario calcule 6% do salário informado.

      Supondo que A2=salario informado; B2 = Vale Transporte pago e C2 = Desconto do vale transporte digite em C2 a Fórmula SE a seguir:

      =SE(B2<A2*0,06;B2;A2*0,06)

      Abraços! Volte sempre que precisar!

      Excluir
  13. Boa tarde e Parabéns pelo trabalho, muito bom mesmo. preciso de uma ajuda sua. Tenho uma planilha onde em A1 digito um código (1=C=campo, 2=F=folga, 3=Fe=férias e 4=L=licença) para me retornar a letra correspondente ao código digitado na célula B2 que é o dia 1 do mês. O que preciso é, que me retorne para cada dia do mês sem interferir no dia anterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, pelo que entendi você irá digitar em B2 o dia do mês correto? Da pra resolver com uma Função SE aninhada com quatro condições:
      =SE(A1=1;"C";SE(A1=2;"F";SE(A1=3;"FE";SE(A1=4;"L";"")))). O Excel irá verificar o código em A1 e apresentar o resultado em B2.
      Abraços, Ricardo!

      Excluir
  14. Boa tarde Ricardo, executei a função AGORA() dentro de uma função SE na célula C7 que segue: =SE(B7="";"";AGORA()), a função é executada, porém a função AGORA() que deveria retornar por exemplo 27/08/2015 16:44 somente retorna a data e a hora não, o que há de errado, por favor me ajude! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, você está usando a Função SE com a Função Agora corretamente. Para a Função Agora mostrar a Data e a Hora você precisa formatar a célula como Data e ao lado definir o "Tipo" ( que é o formato da data). Com o botão direito do mouse clicar na célula e escolher Formatar Células. Em seguida escolha Data e ao lado onde diz Tipo escolha a opção 14/3/01 13:30.
      Abraços!

      Excluir
    2. Bom dia Ricardo, putz, nem pensei neste detalhe, uma vez que, em uma célula em branco executando somente a função funcionava corretamente, partindo deste princípio só ficava somente reformulando a função SE. Muito obrigado pelo esclarecimento. André Carr. Abraço!

      Excluir
  15. Bom dia Ricardo estou utilizando a seguinte formula =SEERRO(SE(Jan!$E$20="PC";(Jan!$F$20));"") para buscar uma texto em outra planilha do excel, mas quando uso =SEERRO(SE(Jan!$E$18:$E$35="PC";(Jan!$F$18:$F$35));"") para buscar em varis celulas da planilha a formula ñ funciona, como posso resolver? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, a primeira fórmula SE funciona porque está comparando apenas um valor, ou seja se E20 = PC retorne F20. Já a segunda fórmula SE compara se existe no intervalo E18:E35 ocorrências para PC e retorna outro intervalo. Da forma que está não vai funcionar. Você está testando uma Matriz. É um outro conceito. Experimente criar uma fórmula matricial. Ao final do ultimo parênteses pressione CTRL+SHIFT+ENTER.
      Abraços!

      Excluir
  16. Bom dia professor, tenho meu próprio negócio e estou criando uma planilha para saldo devedor e recebimento de valores.
    Gostaria de saber por exemplo: se teria como eu colocar a letra R na célula F2, e as células A2,B2,C2,D2 e E2 ficar azul e ao mesmo tempo subtrair o valor da célula E2 da célula H4.
    Não sei se da para entender. Pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! No primeiro caso ao colocar a letra R na célula F2 para deixar em azul as outras células: Selecione as células A2,B2,C2,D2 e E2 em seguida vá em formação condicional, Nova Regra, Usar uma formula para determinar quais células devem ser formatadas e coloque a fórmula: =$F$2="R". Clique em formatar e escolha a cor azul. A outra situação para subtrair o valor da célula use a fórmula:
      =SE(F2="R";E2-H4;""). Abraços!

      Excluir
  17. Olá, sou enfermeira e estou construindo uma tabela de classificação de gravidade para os pacientes, e essa classificação depende de alguns fatores como sexo, idade, nivel de colestero no sangue e nível da pressão arterial, estou pesquisando em seu site qual são as melhores funções a serem usadas, inicialmente tenho 2 tabelas auxiliares, uma do sexo feminino e outra do masculino que conforme os fatores atribuem pontuação aos pacientes, uso a função SE com PROCV? Desde já agradeço! Karen Franco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, usando a Função SE com PROCV na maioria das vezes você consegue trazer os resultados que está buscando. Porem para te afirmar com toda certeza precisaria ver a estrutura da sua planilha. Abraços!

      Excluir
  18. Trabalho sensacional Ricardo, muito didático e esclarecedor!
    Agora a minha dificuldade..
    Tenho uma planilha de pedidos. Há pedidos com 1, 2, 3 ou mais itens. Cada item aparece numa linha diferente com seu preço, repetindo o número do pedido. Criei uma coluna que traz o valor de tabela. E mais outra coluna que diz qual ação tomar: "Liberar pedido" ou "Pedido bloqueado".
    Acontece que não posso liberar pedidos parciais. Portanto, se em um item do pedido apareceu "Liberar pedido" e no outro item do mesmo pedido veio a informação "Pedido bloqueado", gostaria que o pedido todo aparecesse "Pedido bloqueado".
    Como consigo?
    Espero ter sido clara na explanação da dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o melhor a se fazer é criar uma célula única que verifique se existe algum item marcado como "Pedido Bloqueado" e dessa forma apareça: Pedido Liberado ou Pedido Bloqueado. Da pra fazer esta verificação com a Função CONT.SE do Excel em conjunto a Função SE,

      Experimente adaptar a seguinte fórmula:
      =SE(CONT.SE(B1:B6;"Pedido Bloqueado")>0;"PEDIDO BLOQUEADO";"PEDIDO LIBERADO")

      onde: Coluna B é coluna que diz qual ação tomar.

      Abraços!

      Excluir
    2. Deu certo com SE + CONT.SES!!!
      Muito obrigada!!!

      Excluir
  19. Olá Ricardo boa tarde.

    Cara estou com uma duvida quanto uma formula que preciso aqui.

    Estou com uma planilha, que tem algumas abas. E a Aba "Descritivo" tem 13 colunas e 300 linhas. A linha 1 utiliza caixa suspensa, onde quando a planilha e preenchida, consigo através dela contar quantas vezes tal item foi digitado. idem em todas as 13 colunas.

    Minha dúvida é a seguinte:
    preciso em outra aba, criar um gráfico, que me mostre alguns dados referentes a planilha da aba Descritivo. porém, baseados nos resultados da coluna D.
    Já utilizei a cont.se para verificar o quantitativo da coluna D. Ex.
    =cont.se(Descritivo!D2:d300;"X")
    =cont.se(Descritivo!D2:d300;"Y")

    nas outras colunas fiz o mesmo alterando o endereço das celulas. Ex:
    =cont.se(Descritivo!G2:G300;"A").

    Agora eu preciso que Se a D1="X", verificar quantas vezes aparece "A" na coluna "G"
    ex.
    =se(Descritivo!D1;"X";"Y") + cont.se(Descritivo!G2:G300;"A")

    porém, quando finalizo a formula assim ela exibe #VALOR!

    que que eu faço??/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Acredito que neste caso você deva usar a Função SE e verificar a condição da seguinte forma:;

      =SE(Descritivo!D1 = "X";CONT.SE(Descritivo!G2:G300;"A");"Y")

      Obrigado pela visita. Um grande abraço!

      Excluir
    2. Obrigado Ricardo... excelente...
      Porém, aplicando a formula, ela só volta o valor Y

      porem eu resolvi de outra forma
      criei uma aba para x , outra aba para Y, e utilizei as cont.se para analisar os campos e criar o grafico, ficou muito melhor.

      Mas mesmo assim muito obrigado!!!
      abraço

      Excluir
  20. Prezado Ricardo boa noite!

    Preciso elaborar uma fórmula da buscando o seguinte:

    Na minha coluna B possuo as opções BH ou Curitiba
    Na minha coluna J tenho faturamento bruto
    Quando minha receita é originária de BH pago 12% de imposto e quando é em Curitiba pago 15%. como posso elaborar uma formula para calculo de receita liquida de acordo com a região?

    Desde já agradeço.

    Claudineia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudineia, se usar a Função SE você pode verificar estas duas condições da seguinte forma:

      =SE(B2="BH";A2*12%;SE(B2="Curitiba";A2*15%;""))

      Copie este link e cole no seu navegador para fazer o download do exemplo:
      https://db.tt/cVPuV9pk

      Abraços!

      Excluir
  21. Ricardo, bom dia!
    Tô precisando de uma ajuda bastante simples, o problema é que estou tentando mexer numas planilhas e eu nao tenho experiencia nisso.
    É o seguinte: preciso colocar uma formula com o SE com mais de tres condicionais

    varias pessoas utilizam a planilha , então fiz assim :

    =(se(c5= 1; a5);se (c5=2;a6);se(c5=3;a7); se(c5=4;a8 ))

    1 Andrea No entanto, deu erro na formula
    2 Paulo
    3 Diogo
    4 Cybelle




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea, é quase isso! Experimente a seguinte fórmula:

      =SE(C5=1;A5;SE(C5=2;A6;SE(C5=3;A7;SE(C5=4;A8;"Valor Invalido"))))

      Abraços!

      Excluir
  22. Não esta a resultar resultar; Se(G1=0;"Aguardando notas";"").... alguem me ajuda por fvr??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alcedia Lu a principio a Função SE está correta. Que mensagem aparece para você? Algum erro? Abraços!

      Excluir
  23. Como faço para SE me retornar com variações entre (Menor 8,5% Verde; entre 8,6% e 10% Amarelo; 10,1% e 15% Laranja e acima 15,1% Vermelho).
    Esses valores seria em uma planilha que se eu quisesse variar as % as cores mudariam automáticamente... Entendeu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João pode utilizar uma Função Se aninhada, composta por quatro condições que verifica cada situação começando pela maior: Sua formula SE aninhada fica assim:

      =SE(A1>15%;"Vermelho";SE(A1>10%;"Laranja";SE(A1>8,5%;"Amarelo";SE(A1<=8,5%;"Verde";""))))

      Abraços!

      Excluir
  24. Bom Dia Ricardo!

    Preciso montar uma planilha onde E1 apareça um percentual que varia de 6 a 20 dependendo do valor de D1 para que eu possa calcular F1 que será C1 X E1.
    E1 será 6% se D1 for entre 180,00 e 360,00, 7% se for entre 360,01 a 540,00, 8% se for entre 540,01 a 720,00, os intervalos será sempre com esse padrão o ultimo intervalo é de 3.420,01 a 3.600,00.
    Poderia me ajudar ?
    Desde já agradeço

    Clayton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Clayton, você precisa usar a Função SE aninhada com E e começar a verificar os valores do maior para o menor seguindo o padrão a seguir:
      =SE(E(D1<=3600;D1>3420,01);15%;SE(E(D1<=720;D1>=540,01);8%;SE(E(...

      Excluir
  25. Boa Noite Ricardo

    Estou precisando fazer a seguinte fórmula:

    =SE(E(D7=M2:M30675;B7=N2:N30675);"INDESC")

    Quero buscar dentro do intervalo de células da coluna se tem o mesmo valor da célula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bruno, acredito que você só consiga resolver com uma Função Matricial mas eu teria que analisar melhor a estrutura da sua planilha. Experimente ao final desta fórmula teclar CTRL+SHIFT+ENTER simultaneamente para tornar matricial.

      Excluir
    2. Olá Ricardo.
      Explicando melhor.

      B D M N
      00.063.960/0041-98 653827 27569 00.261.807/0001-88
      00.063.960/0102-44 416431 27851 00.261.807/0001-88
      00.160.505/0001-13 40985 97616 00.546.387/0001-86
      00.183.237/0001-55 82264 98334 00.546.387/0001-86
      00.213.821/0001-06 49451 98332 00.546.387/0001-86
      00.261.807/0001-88 27569 98333 00.546.387/0001-86

      Na coluna K eu uso a seguinte fórmula:

      =SE(E(D7=M2:M7;B7=N2:N7);"BRUNO")

      Ou seja, eu quero saber se D7 está dentro do intervalo M2:M7 e B7 está dentro do intervalo N2:N7 ao mesmo tempo.

      Se a resposta for verdadeira, retorna o nome BRUNO, senão retorna falso.

      Com essa fórmula que estou tentando fazer está retornando Falso, mais eu sei que é verdadeira.

      É isso que preciso.

      Obrigado.

      Excluir
    3. Olá Bruno, neste caso eu aconselho usar a Função SE aninhada com Função E e Função CONT,SE da seguinte forma:

      =SE(E(CONT.SE(M2:M7;D7)>0;CONT.SE(N2:N7;B7)>0);"BRUNO";"")

      A Função CONT.SE irá contar quantas vezes D7 aparece no intervalo M2;M7 e B7 aparece no intervalo N2:N7. Desta forma qualquer valor acima de zero indica que o valor foi encontrado nos intervalos informado. Se atender as duas condições a Função E retorna VERDADEIRO. Por sua vez a Função SE retorna BRUNO.

      Abraços!

      Excluir
  26. Olá Bom Dia!

    Sempre utilizo formula do SE nas minhas planilhas, porém até hoje nunca tinha precisado de uma com muitas funções e hoje quando fui fazer uma ela deu errado em uma das últimas funções por isso preciso de sua ajuda.

    C1<=3=CI
    C1 igual a 4 e menor ou igual a 6 = 4
    C1 maio ou igual a 7 e menor ou igual a 9 = 5
    C1 maio ou igual a 10 e menor ou igual a 25 = 6
    C1 maio que 25 e menor ou igual a 40 = 7
    C1 maio que 40 e menor ou igual a 55 = 8
    C1 maio que 55 e menor ou igual a 70 = 9
    C1 maio que 70 e menor ou igual a 85 = 10
    C1 maio que 85 e menor ou igual a 100 = 11
    C1 maio que 100 e menor ou igual a 115 = 12
    C1 maio que 115 e menor ou igual a 130 = 13
    C1 maio que 130 e menor ou igual a 145 = 14
    C1 maio que 145 e menor ou igual a 160 = 15

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marli, neste caso a melhor solução é usar a Função PROCV com resultado aproximado. Criar uma tabela de condições onde na primeira coluna ficam os valores inciais tais como 4, 7, 10, 25 etc. E na outra coluna os resultados: 4, 5, 6, 7, etc. Usar Função Procv aproximado como por exemplo:

      =PROCV(D1;$A$1:$B413;2;1)

      Abraços!

      Excluir
  27. Boa noite professor, to quebrando a cabeça e não sai nada. preciso de uma formula tipo

    na celula g17 da o valor da venda, ja na celula g18 da o percentual da venda. então preciso de uma formula que na celular m4 da o valor da comissão porem se eu vender até 70% não tem comissão, de 71 a 80% ganho 10%, de 81 a 90% ganho 20% de 91 a 100% ganho 30% e acima de 101% ganho 40% de comissão. como resolvo isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luciano, ao invés de usar a Função Se com mais condições eu usaria a Função Procv para calcular o percentual de comissão. Para usar a Função Procv precisa criar uma tabela auxiliar com os percentuais de comissão. Verifique este exemplo com a Função Procv que fiz para atender a sua necessidade.

      https://db.tt/DzD28c4t

      Abraços!

      Excluir
  28. Ola Ricardo, preciso de uma ajuda.
    Tenho uma planilha com colunas de números de celulares e colunas com DDD, eu preciso criar uma coluna com o DDD+Celular.
    Existe algum método não muito complicado para fazer esto?

    Grato desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lucas, existe um método bem simples! Se entendi você precisa unir, juntar dois valores no Excel. Você pode usar a Função Concatenar do Excel assim:

      =CONCATENAR(A1;B1) ou simplesmente unir os valores assim:

      =A1&B1

      Abraços!

      Excluir
  29. Ricardo, parabéns pelo seu site! Sou auxiliar de serviços gerais e não sou bom em excel só que gostaria de pedir sua ajuda na seguinte dúvida: Estou fazendo uma planilha para controle financeiro pessoal onde vou lançar todas minhas receitas e despesas que estarão na seguinte ordem: Na célula D estarei lançado as Provisões dos meus ganhos e gastos, na célula E é onde tem o Status ou seja a palavra OK só quando realmente entra ou sai o dinheiro gostaria que quando digitado OK na célula E o valor fosse diretamente para célula F Baixado. Espero que tenha entendido e possa me ajudar. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo, para poder lhe ajudar com sua planilha de controle financeiro pessoal em Excel eu preciso avaliar a estrutura da sua planilha. Todavia acredito que seja possível resolver da seguinte forma:

      =SE(E1="OK";D1;"")

      Desta forma toda vez que a célula estiver com status OK irá copiar o valor de D1 para a célula de destino.

      Abraços!

      Excluir
    2. Ricardo, bom dia!
      Deu tudo certo, era exatamente o que eu precisava
      muito obrigado e parabéns por esse trabalho.

      Excluir
  30. Ricardo boa tarde, preciso de ajuda...
    A1 SALVADOR
    A2 ITABUNA
    A3 FEIRA
    ----------------
    B1 PAZ-4137
    B2 PAZ-4138
    B3 PAZ-4139
    ---------------------+
    C1 ONDE VAI SER DIGITADO A PLACA
    ------------------
    D4 LOCAL DA FORMULA

    FÓRMULA A SER VERIFICADA:

    =SE(C1="B1:B3";A1;"")
    Nesse caso preciso que dê SALVADOR e assim vai ser para as outras cidades com outras placas. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, de acordo com a disposição dos dados da sua planilha, para retornar a cidade você precisa fazer um PROCV ao contrario no Excel, ou seja, da esquerda para a direita. Você resolve este caso seguindo as instruções deste tutorial de Excel:

      http://www.excelnaweb.com.br/2013/03/funcao-indice-corresp-pesquisar-valores-verticalmente.html

      Abraços!

      Excluir
  31. Olá.

    =SE(S133>0;S133;S134)

    Preciso de uma formula que use dentro da célula o valor de S133 caso essa seja maior que 0, e que use a S134 caso essa seja maior que zero. Nunca as duas serão maior que zero ao mesmo tempo.

    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Gisele se entendi você pode usar uma Função Se aninhada e usar as duas condições que você precisa da seguinte forma:

      =SE(S133>0;S133;SE(S134>0;S134;""))

      Abraços!

      Excluir
  32. Olá Ricardo, tudo certo?
    Poderia me auxiliar na questão abaixo? Tentei já algumas maneiras, mas acredito estar faltando algum detalhe ou tenha uma maneira melhor de colocar a fórmula. Precisaria das seguintes informações:

    CÉLULA A1 – Localo onde é digitado o nome do cliente. Nesse caso vou nomear como: CLIENTE 01, CLIENTE 02 E CLIENTE 03;

    CÉLULA B1 – DATA DO CLIENTE

    O que seria necessário:

    • Se A1 = CLIENTE 01, a data na célula B1 deve ser descontado 28 dias da data atual. Se for verdadeiro, deve aparecer a palavra “LIGAR”, se for falso, aparecer “NÃO LIGAR”.
    • Se A1 = CLIENTE 02, a data na célula B1 deve ser descontado 25 dias da data atual. Se for verdadeiro, deve aparecer a palavra “LIGAR”, se for falso, aparecer “NÃO LIGAR”.
    • Se A1 = CLIENTE 03, a data na célula B1 deve ser descontado 20 dias da data atual. Se for verdadeiro, deve aparecer a palavra “LIGAR”, se for falso, aparecer “NÃO LIGAR”.

    Elaborei a fórmula abaixo, baseado em outros casos que já mostrasse, mas não consegui validar a fórmula.

    =SE(A1="CLIENTE01";SE(HOJE()>=B1-28;"LIGAR";SE(E(A1="CLIENTE02");SE(HOJE()>=B1-25;"LIGAR";SE(E(A1="CLIENTE03");SE(HOJE()>=B1-20;"LIGAR";"NÃO LIGAR"))))))

    Se conseguir me ajudar, agradeço muito!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola meu amigo pelo que entendi você precisa ligar para o cliente sempre que este atingir uma data limite após um determinado numero de dias a contar da data inicial. Desta forma precisa fazer uma auste no trecho que calcula o numero de dias e faz a comparação com a data do dia corrente. Sendo assim sua fórmula Se aninhada ficará assim:

      =SE(A1="CLIENTE 01";SE(HOJE()-B1<=28;"LIGAR";"NÃOLIGAR");SE(A1="CLIENTE 02";SE(HOJE()-B1<=25;"LIGAR";"NÃO LIGAR");SE(A1="CLIENTE 03";SE(HOJE()-B1<=20;"LIGAR";"NÃO LIGAR");"")))

      Forte abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Ricardo. Muito obrigado pela ajuda!!! Fiz alguns ajustes para o que eu precisava, mas sua ajuda foi fundamental. Muito obrigado. Abaixo está como a fórmula final ficou:

      =SE(A1="CLIENTE01";SE(HOJE()+28>=B1;"LIGAR";"NÃO LIGAR");SE(A1="CLIENTE02";SE(HOJE()+25>=B1;"LIGAR";"NÃO LIGAR");SE(A1="CLIENTE03";SE(HOJE()+20>=B1;"LIGAR";"NÃO LIGAR");""))

      Excluir
  33. Bom dia.. Tudo tranquilo?
    Preciso de uma formula que compare duas células, caso o valor de uma das duas esteja vazio ele retorne um texto qualquer. Exemplo:

    =SE(D1="" ou E1="";"Verificar Alias";"Alias Existente")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Para obter este resultado é necessário usar a Função Se aninhada com a Função Ou do Excel. No seu caso basta um pequeno ajuste para que ela funcione corretamente:

      =SE(OU(D1="";E1="");"Verificar Alias";"Alias Existente")

      Forte abraço!

      Excluir
  34. Como transformar o resultado da formula SE em moeda tipo R$100,00

    ResponderExcluir
  35. Boa noite Ricardo
    Estou buscando uma formula em que uma planilha contenha os dados e outra realize pesquisa referente a planilha de dados,so que nesta planilha de pesquisa que eu possa utilizar na mesma celula duas informações simultânea,obtenha os restante dos dados,a procv por exemplo terá valor de referência como a primeira coluna,tem como ter a primeira e a segunda coluna? Assim quando eu colocar na planilha de pesquisa informações da 1º ou 2º coluna (da planilha de dados)aparece todos os outros dados.
    Obrigado
    Aguardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nelson, creio que você precisa fazer uma espécie de PROCV com duas condições que use como critérios as duas colunas de pesquisa. De uma olhada neste tutorial:
      http://www.excelnaweb.com.br/2014/01/funcao-procv-com-duas-condicoes.html
      Abraços!

      Excluir
  36. Ricardo, tudo bem?
    tenho varios campos a serem preenchidos em uma planilha, e eu preciso que o campo status seja alterado a medida que os campos forem preenchidos.
    Tipo isso:
    se as colunas a:n estao preenchidas o status sera recepçao
    se as colunas a:t estao preenchidas o status sera ativada
    o problema eh que sao mais de status diferentes e quando faço a formula nao da certo. sera que é porque os intervalos estao se sobrepondo?
    Você conseguiria me auxiliar?
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Olá Livia, provavelmente seja a sobreposição dos intervalos. Experimente elaborar a fórmula do maior para o menor intervalo. É bem provável que funcione! Abraços!

    ResponderExcluir
  38. Funcionou, Ricardo!!! Muito obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde Ricardo, tudo bem?
    Voce poderia por gentileza me confirmar se a formula abaixo está correta?
    =SE(K5<$M$2;"Due";" ";SE(L5=<>;"Paid";"Pending")) as celulas são datas e a celula M2 é a formula (HOJE).

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Bia, a principio sua formula está com duas condicionais juntas =<>, acredito que se encaixe pra você a seguinte condição:

      =SE(K5<$M$2;"Due";SE(L5="";"Paid";"Pending"))

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Ricardo,

      Deu certíssimo! Muito obrigada!

      Excluir
  40. Preciso fazer uma fórmula onde tenho que calcular o valor das horas trabalhadas conforme a meta atingida.

    O valor da meta é 420 e o valor da hora é R$ 12,00, sendo que se a pessoa atingir a meta do dia, o valor a receber pelas horas será de R$ 13,00. Como posso fazer essa fórmula? Pode me ajudar, por gentileza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dany primeiro você deve informar em uma célula o valor da meta ( 420) e usar a Função Se no Excel na seguinte forma:
      =SE(A1>=420;13;12) e multiplicar pelo número de hora trabalhadas se for o caso. Grande Abraço!

      Excluir
  41. Prezado Ricardo
    Estou tentando fazer uma formula onde preciso que, se A1 (valor percentual) estiver entre 60,01% e 70%, o resultado deve ser A1 + 20%. Se o valor de A1 estiver entre 70,01% e 80%, o resultado deve ser A1 + 15%. Se A1 estiver entre 80,01% e 85%, o resultado deve ser A1 + 10%... e assim por diante.
    Fiz a formula abaixo mas o resultado varia mesmo que A1 esteja dentro do range.
    =SE(E(A1>=H14;A1<=I14);A1*J14;"erro")
    H14 = 60,01%
    I14 = 70%
    Tinha feito ela inteira mas fica muito comprida para colocar aqui por isso simulei somente com o primeiro range mas varia o resultado quando altero o valor da celula A1 dentro do range de 60,01% até 70%

    Existe solução no Excel para essa necessidade?

    Obrigado

    Christoph

    ResponderExcluir
  42. Professor Ricardo

    Perdão, favor desconsiderar a minha solicitação de ajuda. Dei uma procurada no mural e ja achei a resposta. Além do mais a minha pergunta não está correta pois o valor logicamente vai variar em função da variação da celula A1.

    Obrigado e um abraço

    Christoph

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola CAK eu que agradeço a sua visita, que bom que você achou a solução! Volte sempre que precisar, um grande abraço!

      Excluir
  43. Olá, sou Victor, professor de SBC. Gostaria de utilizar esta fórmula, mas não consigo fazê-la imprimir na tela a palavra "RECUPERAÇÂO". Pode me ajudar?

    =SE(G5<4;"REPROVADO";SE(G5>4<5,9;"RECUPERAÇÂO";SE(G5>=6;"APROVADO")))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Função SE aprovado reprovado e recuperação. Sua fórmula fica assim:

      =SE(G5<4;"REPROVADO";SE(G5<=5,9;"RECUPERAÇÂO";SE(G5>=6;"APROVADO";"")))

      Para fazer a Função SE verificar se os alunos foram aprovados ou reprovados ou em recuperação, o Excel verifica as notas na ordem em que aparecem: o primeiro teste verifica se a nota é menor do que 4. O resultado será REPROVADO. O segundo teste verifica se a nota é menor ou igual a 5,9 para exibir o status de RECUPERAÇÃO.Observe que 4 é uma nota menor que 5,9 e a situação é REPROVADO. Isso ocorre porque o primeiro teste é para REPROVADO. O ultimo teste é para verificar se a nota é maior ou igual a 6 para retornar status APROVADO.

      Um grande Abraço!

      Excluir
  44. Olá professor, excelente canal, parabéns!!!
    Estou formulando uma tabela com a situação, que, o colaborador trabalhou ou não trabalhou, na parte da manhã e tarde,e ou trabalhou na parte da manhã e não trabalhou na parte da tarde ou vice versa:
    SE A1 e B2 =N.T. retorna "N.T.";""
    SE A1 e B2 =N.T. ou OK retorna M.D;""
    SE A1 e B2 =OK retorna "D.I";""

    Muito obrigado, e mais uma vez parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, você precisa fazer a Função Se com três condições. Para isso deve usar E e OU juntos com a Função SE, ou seja, usar E e OU com SE no Excel para testar uma combinação de condições. Sua fórmula fica assim:

      =SE(E(A1="NT";B2="NT");"NT";SE(E(A1="OK";B2="OK");"DI";SE(OU(A1="NT";A1="OK";B2="NT";B2="OK");"MD";"")))

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Nobre Ricardo, você é fera. Muito obrigado pela ajuda, parabéns mesmo...

      Abraços!!!

      Excluir
  45. Bom dia,

    quero usar a função SE composta para comparar dados de uma planilha com 300 variáveis. É possível? Seria melhor usar o excel integrado com o VB?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Yasmin,a Função Se composta permite até 64 aninhamentos. Na minha opinião quando é necessário usar a Função Se com mais de cinco condições há sempre uma maneira mais eficiente de se obter o resultado. Acredito que no seu caso o ideal seria usar uma tabela com as 300 condições e usar a Função Procv para alcançar o resultado. Abraços!

      Excluir
  46. Boa tarde!
    Como monto a fórmula usando SE para que, ao inserir um "ok" na A1, apareça a data em B1 sem atualizar quando eu abrir a planilha nos dias seguintes?

    Parabéns pelo site!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para Inserir data e hora em uma célula do Excel usamos a Função HOJE. Porém sempre que abrir a planilha a data será recalculada. O que você precisa é automatizar a digitação da data atual e tornar estática. Nenhuma função do Excel é capaz de fazer isso.

      Uma dica é lançar a data manual rapidamente usando o seguinte atalho:

      Segure CTRL e pressione a tecla ; (ponto e vírgula). A data atual será inserida na célula.

      Excluir
  47. Mais uma pergunta. Como faço para criar um relatórios ou filtro para imprimir apenas os campos preenchidos?
    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, uma idéia é fazer um relatório no excel com a própria Função SE. Você precisa atribuir uma função para verificar se a célula é diferente de vazia. Utilizamos a Função SE com a condicional <>""; ou seja menor maior seguido de aspas sem nada digitado entre elas. Exemplo:

      O que pedimos em =SE(A1<>"";A1;"")

      Se a célula A1 é diferente de "vazio", imprima A1, caso contrário deixe em branco ( vazio)

      Excluir
    2. Obrigado,um forte abraço!

      Excluir
  48. Boa Noite Ricardo. Gostaria de saber se consegue me ajudar. Preciso usar na mesma formula < e >, por exemplo, tenho uma condicional de ter que > 180 dias e < 365 dias, e não consigo de jeito nenhum :(

    Help me Please?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia, você precisa usar a Função Se com E para testar uma condição entre dois valores. Experimente usar a seguinte fórmula:

      =SE(E(A1>180;A1<365);"OK";"OUTRO VALOR")

      Um abraço!

      Excluir
  49. Ola, professor. Preciso da seguinte condição: Se em uma celula da aba pagamento for "pago" e outra celula dessa mesma aba for "Banco do Brasil" me retorne o valor pago (outra celeula) na aba Banco do Brasil. deu para entender? Eu consegui retornar o valor com uma condição apenas =SE(PAGAMENTOS!J9="pago";PAGAMENTOS!F9;""), mas queria mais uma condição, se ele indicasse que é aquele banco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lilia, você precisa usar a Função Se com E para validar duas condições verdadeiras.

      Abraços!

      Excluir
  50. Professor! Consegui fazer com a formula que voce postou dia 19 de maio. Muito obrigada!! Estou muito feliz!! Parabéns!!!
    Ficou assim: =SE(E(PAGAMENTOS!J9="pago";PAGAMENTOS!K9="BB");PAGAMENTOS!F9;"")

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional Lilia! É exatamente isso! Fico também muito feliz por você ter compreendido a lógica e ter desenvolvido a fórmula sozinha.

      Um grande abraço!

      Excluir
  51. Olá, boa noite! Professor, preciso montar um relatorio usando a formula SE, isso eu sei, mas é que no caso os valores sao como hora, nao sei se é possivel, por exemplo A1-07:20:00, na A2-07:20:00*24=7,33, só que ao inseir a celula A2 na formula, nao puxa a informação que pedi, e tambem inseri na formula 7,33, fiz assim =se(A2=7,33;"total";se(e(A2<7,33);"menos")), o estranho que se eu digitar 7,33 na coluna A2, sai conforme pedi. desde já, muito obrigado! Excelente suas orientações que li acima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Francisca, nesse caso eu preciso ver a sua planilha para avaliar o seu caso. Envie o exemplo por e-mail para excelnaweb@outlook.com . Abraços!

      Excluir
  52. Bom Dia Professor
    tenho uma duvida que acho que é simples mas o meu excel é limitado, trabalho mais com o Autocad.

    tenho (por exemplo) a A1 que quero:
    **caso a A2, B2 ou a C2 sejam maior que 0 apareca x
    ** caso a A2, B2 ou C2 estejam vazias não apareçe nada.

    Pode me ajudar?
    obrigado
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pedro, precisa usar a Função SE com OU para testar estas condições:

      =SE(OU(A2>0;B2>0;C2>0);"X";"")

      Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Obrigado.
      Parabéns pelo site
      está a prestar um serviço a nivel global.

      Excluir
  53. Olá Ricardo.

    Parabéns pelo trabalho e feedback.

    Estou criando uma planilha para me apontar divergências:

    =SE(MED(E2;F2)>=30;" ";SE(MED(E2;F2)<=29;"SOLICITAR REPOSIÇÃO";SE(J2=0;" ";" ")))

    Estou usando a célula seguinte (K) para me trazer as informações.

    Imaginei que neste função acima, quando a celula J2 tivesse como reposta "0" ele ia deixar a minha informação em branco. Mas isto não acontece. Ele trás a mensagem também "SOLICITAR REPOSIÇÃO". Onde será que eu errei?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Integra, apenas a ordem dos testes estão invertidos. Primeiro precisa verificar se a célula J2 é igual a zero, pois se esta condição retornar verdadeira o Excel não considera as outras. Sua fórmula fica assim:

      =SE(J2=0;"";SE(MED(E2;F2)>=30;"";SE(MED(E2;F2)<=29;"SOLICITAR REPOSIÇÃO";"")))

      Abraços!

      Excluir
  54. Olá Ricardo estou fazendo uma tabela onde preciso multiplicar vários valores pra uma célula. Ex na primeira linha seria valores moeda é na segunda abaixo dos valores quantidade ou seja nas celulas a1, b1, c1, d1, e1 eu colocaria o valor é nas células a2, b2, c2, d2, e2 eu vou colocar quantidades e a formula resultado na célula f2, então sendo que cada quantidade colocada já seja multiplicada pelo valor acima e o resultado de cada uma sendo somado na f2. Na verdade esse seria um ex. Porque na tabela que preciso vai ter mais de 40 valores. Agradeço se puder me ajudar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato, pelo que entendi você quer multiplicar os valores da linha 1 pelas quantidades da linha 2 e na célula F2 apresentar a soma total. Nesse caso na célula F2 pode usar a Função SOMARPRODUTO do Excel. Esta função é excelente e já faz todo esse trabalho automaticamente. Experimente usar a seguinte fórmula:

      =SOMARPRODUTO(A1:E1;A2:E2)

      Abraços!

      Excluir
  55. Como faço para que uma condição do if preencha as células com sub-itens. Por exemplo: se numa lista tem 01 até 05, daí se eu seleciono 03 e nela tem 4 sub-itens que são 03.01, 03.02, 03.03 e 03.04. Aí nesse caso, qdo eu selecionei o 03 numa célula, aí a célula à direita irá preencher os 4 sub-itens em sequência, uma abaixo da outra, entendeu? Aí se eu mudar o item 03 para 05, aí só mostra os dois sub-itens preenchidos automaticamente nas células ao lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, não consegui imaginar uma forma de fazer isso com a Função Se, no entanto sugiro que você de uma olhada nesse post sobre como fazer uma lista dependente no excel. Creio que este artigo possa te ajudar a resolver o problema:

      http://www.excelnaweb.com.br/2014/01/como-criar-listas-dependentes-no-excel.html

      Abraços!

      Excluir
  56. Boa tarde.
    Primeiramente parabéns pelo trabalho feito nesse site!

    Preciso usar um SOMASES, porém um dos critérios seria que somasse se na coluna fosse diferente de 4208, já tentei usar <>, mas não funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, experimente usar a condicional da seguinte forma: "<>4208"

      Excluir
  57. Olá Ricardo preciso de ajuda, estou fazendo uma tabela de controlo de pedidos de compras o que eu quero é a seguinte: trabalhar com a formula SE para as seguintes opções: se a célula d2 for igual a 100% a célula c2 vai dar concluído, se não tiver nenhuma informação fica em curso e se a célula d2 for menor que 100% vai dar pendente. já criei a formula para a primeira so não consigo inserir a outra opçãp na mesma célula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Minguita! Para a fórmula funcionar corretamente você precisa começar da menor para a maior condição. Sua fórmula em C2 fica assim:

      =SE(D2="";"EMCURSO";SE(D2<100%;"PENDENTE";SE(D2=100%;"CONCLUIDO";"")))

      Abraços!

      Excluir
  58. boa tarde

    otimo site parabens estou com uma dificuldade

    formula seria assim

    de 7500 a 8500 = 5%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marco Aurelio, obrigado pelo elogio! Espero que você esteja aproveitando bastante o nosso conteúdo! Quanto a sua dúvida use a seguinte fórmula:

      =SE(E(A1>=7500;A1<=8500);5%;"")

      Onde A1 você deve substituir pela célula que contem o seu valor que está entre 7500 a 8500.

      Abraços!

      Excluir
  59. Boa noite,

    Estou tendo dificuldades com excel, gostaria de saber se pode me ajudar.
    Utilizei a formula SE para impor um resultado. Segue descriminação do que fiz "SE(S4>U4;"(0,877)/W4^2)";"(0,658)^(W4^2)")".
    Gostaria de saber como devo proceder para utilizar o resultado do SE e uma equação " ((resultado do SE*1*D2*D11)/1,1) "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiarles, o primeiro passo é remover as aspas da sua fórmula. As aspas devem ser usadas somente quando queremos retornar elementos textuais. Sua equação fica da seguinte forma:

      =(SE(S4>U4;((0,877)/W4^2);(0,658)^(W4^2))*1*D2*D11)/1,1

      Abraços!

      Excluir
    2. Ricardo, deu tudo certo aqui, obrigado!

      Abraço

      Excluir
  60. Boa noite Ricardo td bem? Estou batendo cabeça com uma fórmula aqui, não estou conseguindo, me ajude por favor, ela consiste em:
    =SE(A1 for maior que 0 e menor que um; entao eu quero "1"; SE(A1 for maior que 1 e menor que 2; entao eu quero 2;SE(... e assim vai; senao eu quero 0

    ResponderExcluir
  61. Olá, acabei de conhecer se blog e ja estou gostando muito, tem bastante conteúdo e quero estudar e aprender o máximo possível. Parabéns!!!

    Preciso de ajuda com uma planilha onde utilizo o comando "DATADIF".
    Configurei o"DATADIF" para me dar o resulta e quantidade de dias entre duas datas, essas datas eu insiro manualmente na própria planilha em outras células, mais eu preciso de um diferencial neste resultado, eu preciso que esse total de dias mostre até o valor de "180", não passe disso, oi seja, se o calculo do "DATADIF" for de 1 dia até 180 tudo bem, mais sw for de 181 para cima eu não quero/preciso que a célula mostre esse valor acima, ou seja, preciso que congele no 180, pois qualquer valor acima desse não é importante para mim.
    Já me orientaram a utilizar junto com o comando "DATADIF" na mesma célula o comando "SE" mais eu não sei como fazer isso, ja tentei várias formas mais nao da certo.
    Se poder me ajudar agradeceria muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Roney! Também concordo que você deve usar a Função SE do Excel como sugerido acima. A estrutura da fórmula SE fica assim:

      =SE(DATADIF(A1;A2;"YD")<=180;DATADIF(A1;A2;"YD");180) onde:

      A1 = data inicial, A2 = data final e você deve interpretar assim:

      Se o resultado de DATADIF for menor ou igual a 180, considere o resultado de DATADIF, caso contrário imprima 180.

      Abraços!

      Excluir
  62. Olá Ricardo, tudo bem ?
    Preciso de um fórmula que calcule entre intervalo de valores e retorne com o texto : Ganhou xxx pontos
    Exemplo compras acima de R$ 1.000 ganhou 200 pontos .

    Estou perdidinhaaaa …

    Estou tentando a fórmula Se , mas está dando erro.
    ( =SE(G20>=K12<K13;L12;"NÃO GANHOU PONTOS ")

    Compras Acima de
    de R$ 1.000,00 GANHOU 200 Pontos
    de R$ 2.000,00 GANHOU 600 Pontos
    de R$ 3.000,00 GANHOU 1.200 Pontos
    de R$ 4.000,00 GANHOU 2.000 pontos

    Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você precisar usar a função se com mais de 3 condições, mais especificamente com 4 condições. No entanto a Função Se testa sempre a primeira condição. Caso não atenda ao critério a Função Se testa a segunda condição. E assim por diante. Desta forma você deve começar do maior para o menor valor como o exemplo abaixo:

      =SE(A1>4000;"Ganhou 2000 pontos";SE(A1>3000;"Ganhou 1200 pontos";SE(A1>2000;"Gsnhou 600 pontos";SE(A1>1000;"Ganhou 200 pontos";""))))

      Um forte abraço e volte sempre!

      Excluir
  63. Olá não estou conseguindo chegar a uma resultado para a seguinte equação
    Se o valor da Célula G8 for maior que o valor da celula I21 quero que retorne o valor que consta na G8, no entanto se o valor que consta na G8 for menor que o valor da I2 quero que retorne o valor da célula I21.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Jhoselly, precisa fazer apenas uma verificação: se o valor de G8 for maior que I21 a função Se irá retornar o valor da própria célula G8, caso contrário irá retornar I21

      =SE(G8>I21;G8;I21)

      Um grande abraço e volte sempre!

      Excluir
  64. Boa tarde Professor;

    Me chamo Eder e estou com um problema para fazer um calculo de imposto no Excel e gostaria da sua ajuda.
    O problema e o seguinte:
    Se R1 for igual ou menor que R$ 280,00 a alíquota e 2%, se R1 for maior que 280,00 ou menor que R$ 680,00 a alíquota é 6,65% e se R1 for maior que R$ 680,00 a alíquota é 8,15%.

    Espero que tenha entendido e possa me ajudar.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Eder, nesse caso em que é necessário usar a Função SE para verificar uma condição entre uma valor e outro deve-se começar a Função Se do maior para o menor valor conforme segue abaixo:

      =SE(R1>=680;8,15%;SE(R1>280;6,65%;SE(R1>0;2%;"")))

      Um grande abraço!

      Excluir
  65. Olá professor Ricardo estou precisando de uma ajudinha será que pode me ajudar ? sou Argente de saúde e estou fazendo uma tabela para mim ajudar no trabalho.

    Segue um dos problemas que estou tendo .

    Tenho uma tabela uma das colunas me diz se a pessoa é F ou M , na mesma tabela outra coluna me diz a idade da pessoa desta forma ex: 45 ANO(S) através dessa formula =DATADIF(E11;H11;"Y") &" ANO(S) " . Meu problema é que estou precisando saber quantas mulheres estão na faixa de idade de 20 a 60 anos
    como posso fazer essa comparação entre colunas que diz o sexo e a idade ?
    será possível fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emilson, você precisar usar a Função CONT.SES para contar quantas pessoas se enquadram nos seus critérios. Acesse o seguinte tutorial de Excel que ensina como contar valores no excel com varias condições:

      http://www.excelnaweb.com.br/2013/08/como-utilizar-funcao-contses-no-excel.html

      Um forte abraço!

      Excluir
    2. Olá professor Ricardo deu certo com a condição que me falou .
      segue a formula

      =CONT.SES(C11:C944; "F"; I11:I944;">=20ANO(S)"; I11:I944;"<60ANO(S)")

      já tou quase terminando minha tabela .
      Abraço que Deus te abençoe .

      Excluir
    3. Olá Emilson! Que bom que deu certo!
      O nosso objetivo é esse; gerar conteúdo que seja prático e ajude as pessoas!
      Grande abraço e sucesso!

      Excluir
  66. Boa tarde professor, estou com uma dúvida e queria uma ajuda se possível, estou tentando fixa um texto na formula SE, sei que para fixa uma célula usamos o simbolo de $, mas eu queria fixa um texto, no caso "Ouro", é possível fixa um texto dentro de uma formula?
    Desde já agradeço e parabéns por suas ajudas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola William é possível sim. Para fixar um texto em uma fórmula no Excel você precisa referenciar o "texto" entre aspas dentro da estrutura da fórmula. Por exemplo:

      =SE(A1="OURO";H3;J3) ou =SE(H3=3;"OURO";J3)

      Um forte abraço

      Excluir
    2. Olá, estou com dificuldade em montar a seguinte formula:

      se o comprimento for menor que 1m, o valor é 110, se o comprimento for maior que 1,00 metro, o valor é igual o comprimento * 110,00.
      Se puder ajudar, agradeço muitíssimo desde já.

      Excluir
    3. Olá, nesse caso pode usar a Função SE em sua forma original:

      =SE(A1>1;A1*110;110)

      onde A1 é a célula que irá receber o valor da metragem. Veja nesse link Como usar a formula Se no Excel:

      http://www.excelnaweb.com.br/2013/05/como-utilizar-funcao-se-no-excel.html

      Abraços!

      Excluir
  67. Prof Ricardo, boa tarde!

    Estou dificuldades em adicionar uma formula de um gráfico gerencial e gostaria de solicitar vossa ajuda gentilmente.
    tenho um gráfico o qual tenho um valor acumulado de 2016, um outro valor meta de 2017 e o valor real do Mês vigente. De posse dessa informação tenho 3 parâmetros a avaliar 1º Minha célula de status deve ficar Amarela caso o valor do mês vigente seja maior que a meta 2017 e se estiver menor que o acumulado de 2016. 2º Minha célula de status deve ficar vermelha se o meu valor do Mês vigente for maior que o acumulado de 2016 e maior que a meta 2017; 3º Minha célula de status deve ficar verde se o valor do mês vigente for menor que o acumulado de 2016 e menor que a meta de 2017.

    Desde já agradeço.

    At.

    Misael Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Misael, para alterar a cor da célula, você precisa usar Formatação Condicional na célula de status. Precisa aplicar três regras de formatação condicional conforme a orientação abaixo:

      1 - Selecione a célula de status e clique em Formatação Condicional → Realçar regras das células → É maior do que. Na caixa que abrir selecione a célula correspondente a Meta de 2017 ou informe um valor. Selecione a Cor Amarela.

      2 - Selecione a célula de status e clique em Formatação Condicional → Realçar regras das células → Está Entre. Selecione a Cor vermelha.

      3 - Selecione a célula de status e clique em Formatação Condicional → Realçar regras das células → É menor do que. Selecione a Cor Verde.

      Forte Abraço!

      Excluir
  68. Boa tarde,
    Tenho uma planilha de processos que distribuo para os advogados da empresa, ela é assim, tenho numeros de processos que mudam os numeros e como temos 5 advogados fazemos o seguinte, os numeros que terminam com:
    numero de 0 e 1 Kamila
    Numero de 2 e 3 Bruno
    Numero de 4 e 5 Lucas
    Numero de 6 e 7 Silvia
    Numero de 8 e 9 Luciana
    Para essa funnção uso essa formula: =DIREITA(B6;1) que me entrega qual o ultimo numero e distribuo para os advogados.
    Agora estou usando uma Função SE no Excel para facilitar, eu uso essa formula =SE(C6<2;"Kamila";SE(C6<4;"Bruno";SE(C6<6;"Lucas";SE(C6<8;"Silvia";"Luciana"))))
    O problema é que essa formula só funciona se eu colocar os numeros manualmente e quando utilizo a formula de =DIREITA(B6;1) a formula SE nao funciona.
    Sera que poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maicon, isso acontece porque quando usamos Funções de Texto do Excel como DIREITA e ESQUERDA com o objetivo de extrair números, os valores extraídos são armazenados no Formato Texto.

      Sendo assim você precisa Converter o Texto em Número para que a fórmula funcione.

      Para Converter Texto em Número no Excel basta multiplicar o valor por 1. Faça assim:

      =DIREITA(B6;1)*1

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. E se você preferir pode usar uma única fórmula:

      =SE((DIREITA(B6;1)*1)<2;"Kamila";SE((DIREITA(B6;1)*1)<4;"Bruno";SE((DIREITA(B6;1)*1)<6;"Lucas";SE((DIREITA(B6;1)*1)<8;"Silvia";"Luciana"))))

      Forte abraço!

      Excluir
  69. Boa tarde Professor. Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido neste site. Gostaria de um auxilio. Preciso saber, numa planilha, diferenciar na minha conta bancária, subtraindo dos meus vencimentos, o valor que sobrou do mês anterior. Se o valor do saldo anterior for positivo, o resultado deve ser verde. Se o valor for negativo, o resultado (vencimentos + sobra do mês anterior) deverá ser vermelho. Qual fórmula devo usar? Obrigado e mais uma vez, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Luiz Carlos, pode-se usar formatação condicional para deixar o resultado ou uma célula verde ou vermelha no Excel. Para isso siga os passos abaixo:

      1 - Selecione a célula que deseja formatar e clique em Formatação Condicional → Realçar regras das células → É maior do que. Na caixa que abir informe o valor ou referencie a célula do saldo anterior e Selecione a Cor Verde.

      2 - Selecione a mesma célula que deseja formatar e clique em Formatação Condicional → Realçar regras das células → É menor do que. Na caixa que abir informe o valor ou referencie a célula do saldo anterior e Selecione a Cor Vermelha.

      Abraços!

      Excluir
  70. =SE(E(I20<=5531,3);I20*G20;);SE(E(I20>=5531,31);"5531")

    como eu junto essas variaveis em uma mesma formula? Separadas elas dao certo, porem, juntas não funciona;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, pelo que entendi você precisa usar somente uma Função SE com Duas condições como esta abaixo:

      =SE(I20<=5531,3;I20*G20;SE(I20>=5531,31;5531;""))

      Abraços!

      Excluir
  71. Boa noite, estou trabalhando com planilha de notas e preciso colocar a seguinte condição :
    SE Q que é a soma de N + O for menor que 20 deverá ser igual a P ou se não tiver nota em P voltar para o mesmo valor de N + O mesmo sendo menor que 20 .
    Obs:Sendo que nem todos possuem nota na coluna P,
    Coloquei a seguinte fórmula =SE(N5<20;SE(N5+O5<20;P5;N5+O5);N5) está funcionando somente quando tem nota na coluna P
    quando a nota é menor que 20 e o aluno não tem nota na coluna P está ficando em branco,
    Obs. N+O = Q
    Se tiver como você me auxiliar ficarei imensamente agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, será necessário fazer alguns ajustes na sua fórmula. O primeiro passo é verificar se P5 está vazio ou não e em seguida inserir os outros parâmetros da Função SE como abaixo:

      =SE(P5="";N5+O5;SE(N5+O5<20;P5;N5+O5))

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Professor Ricardo
      muito obrigada , está funcionando perfeitamente.

      Um grande abraço

      Excluir
  72. Adorei as respostas, tentei em diversos sites e até no auxilio da Microsoft e não resolvi minha dificuldade que era comparar 3 argumentos e ter 3 respostas diferentes para cada argumento.
    a resposta =SE(H6="";"";SE(H6<=50000;"300";SE(E(H6>=50000;H6<=100000);"700";SE(E(H6>100000);"950")))) encontrei aqui.
    Valeu!!!
    Parabéns
    Ronaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pelo feedback Ronaldo! Fico muito feliz por saber que nos acompanha e que nossos conteúdos foram relevantes para você!

      Trabalhamos continuamente para que possamos ir cada vez mais longe, oferecendo sempre conteúdos incríveis para quem nos segue!

      Grande abraço e muito sucesso pra você!

      Excluir
  73. Bom dia Professor.
    Ola amigo, estou tendo problema numa operação com horas extras na seguinte formula =SE(H2>I2;H2-I2;SE(H2<I2;I2-H2;" - ")) --- na qual quando o valor do total de horas trabalhados é maior que a jornada regular, ela subrai pra dar a hora extra, porem não estou conseguindo fazer com que quando o total trabalhadas seja menor que a jornada regular, ela me dê o valor negativo da operação pra que uma planilha gerada, eu possa por uma formula que pegue todos os valores do resultado da coluna de horas extras possa somar e subtrair automaticamente.

    desde já, muito obrigado
    att André Xavier

    ResponderExcluir
  74. Bom dia Professor, consegui resolver o problema da planilha de controle de horas. preferi simplificar, como não estava conseguindo pensar numa formula unica, criei uma segunda coluna e fiz duas formulas distintas pra cada. =SE(H2>I2;H2-I2;" - ") & =SE(H2<I2;I2-H2;" - ") . o problema era uma formula englobando as condiçoes das duas formulas acima, porem, o valor gerado na segunda formula fosse negativo. assim numa soma, esse valor negativo subtrairia na soma, mas a complicação foi que o valor gerado é no formato "Hora". ainda quero chegar nessa formula. estava estudando que dava pra formatar a celula fazendo com que a hora assuma um valo numerico. outra hora tento isso.
    Att.
    Ass: André Xavier

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Ricardo, estou tentando montar um formula de SE, onde as opções de para dar o resultado "" são mais de uma, tipo: Se o conteúdo da célula tal for = a 1 ou 2 ou 3, ela é falsa, senão, verdadeira., não sei se fui claro o soficiente.

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde!
    Tenho duas formulas, e funcionam bem, mas precisaria que as duas estivessem juntas, é possível? Segue elas:
    =SE(B147="";"";PROCV(B147;Plan1!$B$5:$C$504;2;FALSO))

    =SE(B134="";"";PROCV(B134;Plan1!$I$4:$J$279;2;FALSO))

    Att.
    Joice Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice, creio que assim funcionará:

      =SE(B147="";"";PROCV(B147;Plan1!$B$5:$C$504;2;SE(B134="";"";PROCV(B134;Plan1!$I$4:$J$279;2;FALSO))))

      Abraços!
      Ricardo

      Excluir
  77. Venho aqui agradecer pelo seu blog, pois ele me ajudou a tirar uma grande dúvida sobre uma função do excel. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  78. Eu queria agradecer o conteúdo! Me ajudou muuuito na resolução da função no meu excel. Obrigada!

    ResponderExcluir
  79. Prof. Ricardo
    Primeiramente parabéns pelo conteúdo da página muito amplo e didático.
    Preciso de ajuda para efetuar o seguinte cálculo: preciso descobrir o tempo em meses entre duas datas considerando uma data limite na qual o período anterior a esta seja excluído deste cálculo, por exemplo:
    sendo as datas de cálculo 20/03/2012(inicial) e 05/06/2017(final) e data limite de contagem (fixa) 01/01/2014, preciso calcular o tempo total, em meses, excluindo o período anterior a 01/01/2014, que restará o líquido de 01/01/2014 a 05/06/2017?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para calcular o tempo em meses entre duas datas, considerando uma data limite na qual o período anterior deve ser excluído, você pode usar a função DATEDIF juntamente com algumas funções adicionais. Aqui está uma fórmula que você pode usar:

      =SE(A2B2), calculamos a diferença em meses entre as datas finais e iniciais (DATEDIF(B2;A2;"M")) e subtraímos a diferença em meses entre a data final e a data limite (DATEDIF(B2;$C$2+1;"M")). Isso também nos dá o tempo líquido em meses a partir da data limite.
      Certifique-se de ajustar as referências de células (A2, B2, C2) de acordo com a sua planilha. Espero que isso ajude!

      Excluir
  80. Olá Ricardo, tudo bem?
    Tenho uma fórmula que não está funcionando corretamente, e gostaria de uma ajuda para entende-la, se possível...
    Basicamente, é uma planilha de controle de retirada de pedidos, onde eu tenho as seguintes colunas:
    JÁ FOI PAGO? (S/N) | JÁ FOI EMITIDO? (S/N) | JÁ FOI RETIRADO? (S/N) | STATUS

    Gostaria que o "Status" atualizasse conforme a resposta das 3 colunas anteriores, por exemplo:

    Já foi pago? / N / Status: "Aguardando Pagamento"
    Já foi pago? / S / Status: "Aguardando Emissão"
    Já foi emitido? / N / Status: "Aguardando Emissão"
    Já foi emitido? / S / Status: "Aguardando Retirada"
    Já foi retirado? / N / Status: "Aguardando Retirada"
    Já foi retirado? / S / Status: "Finalizado"

    Minha fórmula é a seguinte: =CONCATENAR(SE(E5="N";"Aguardando Pagamento");SE(E5="S";"Aguardando Emissão");SE(F5="N";"Aguardando Emissão");SE(F5="S";"Aguardando Retirada");SE(G5="N";"Aguardando Retirada");SE(G5="S";"Finalizado"))

    As respostas estão saindo assim:
    Todas as colunas em branco: 000000
    Todas as colunas com N: Aguardando Pagamento0Aguardando Emissão0Aguardando Retirada0
    Todas as colunas com S: 0Aguardando Emissão0Aguardando Retirada0Finalizado

    Já tentei várias alternativas mas não consegui encontrar o erro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema na sua fórmula está no uso do CONCATENAR juntamente com as funções SE. A função CONCATENAR é usada para unir texto, mas quando você a usa dentro de várias funções SE aninhadas, ela não está funcionando corretamente.

      Uma forma mais simples de alcançar o resultado desejado é utilizando a função SE aninhada com a função E. Aqui está a fórmula corrigida:

      =SE(E5="N"; "Aguardando Pagamento"; SE(E5="S"; SE(F5="N"; "Aguardando Emissão"; SE(F5="S"; SE(G5="N"; "Aguardando Retirada"; SE(G5="S"; "Finalizado"; "")))))

      Explicação da fórmula:

      A fórmula começa verificando se a coluna "JÁ FOI PAGO?" (E5) é igual a "N". Se for, retorna "Aguardando Pagamento".
      Se a coluna "JÁ FOI PAGO?" (E5) for igual a "S", a fórmula verifica se a coluna "JÁ FOI EMITIDO?" (F5) é igual a "N". Se for, retorna "Aguardando Emissão".
      Se a coluna "JÁ FOI EMITIDO?" (F5) for igual a "S", a fórmula verifica se a coluna "JÁ FOI RETIRADO?" (G5) é igual a "N". Se for, retorna "Aguardando Retirada".
      Se a coluna "JÁ FOI RETIRADO?" (G5) for igual a "S", retorna "Finalizado".
      Se nenhuma das condições acima for verdadeira, retorna um valor em branco (""), mas você pode modificar esse valor para qualquer outro que desejar.
      Certifique-se de aplicar a fórmula corretamente nas células correspondentes. Espero que isso resolva o problema! Se tiver mais dúvidas, estou à disposição para ajudar.


      Excluir
  81. Olá Professor, boa noite
    Primeiramente parabéns por compartilhar o vosso conhecimento, acho isso fantástico!
    Gostaria de saber se pode me ajudar.
    Preciso adicionar uma função e acredito que o "Se" me ajude, mas não estou conseguindo entender onde esta o erro que digitei, pois veja:
    Numa determinada coluna vou digitar um valor podendo ele ser negativo, 0, 20, 50 etc, esta coluna são as horas excedentes de trabalho, assim na coluna seguinte desejo que ela leia o numero digitado porem com alguns criterios.
    Se for negativo ou 0, que ele me traga 0, qualquer outro valor deve ser dividido por 2, porém o limite estabelecido é de 44.
    Esta coluna é a coluna das horas extras que tenho que pagar, porém o limite máximo que a empresa paga são de 44hrs mensais, o restante vai para o banco de horas.
    Um exemplo: Se um funcionário teve 100 horas a mais de trabalho a formula vai dividir 100 por 2 = 50, mas preciso limitar as 44,00 horas.
    Se trabalhou 20,00 horas, devo pagar 10,00 e os outros 10,00 vai para o banco e assim sucessivamente.
    Não sei se conseguir explicar direito, poderias me ajudar?
    Agradeço desde já.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendi a sua solicitação. Você pode utilizar a função SE juntamente com as funções MÍNIMO, MÁXIMO e DIVIDIR para alcançar o resultado desejado. Aqui está a fórmula que você pode utilizar:

      =SE(A1<=0,0;0,0; MÍNIMO(A1/2; 44,0))

      Explicação da fórmula:

      A1 é a célula onde você digita o valor das horas excedentes.
      A fórmula verifica se o valor é negativo ou igual a zero. Se for, retorna 0.
      Se o valor for maior que zero, a fórmula divide o valor por 2 e utiliza a função MÍNIMO para limitar o resultado a 44.
      Assim, se o valor for superior a 88 (2 vezes 44), o resultado será 44.
      Você pode ajustar a referência da célula (A1) de acordo com a localização real dos seus dados. A fórmula acima pode ser aplicada na coluna seguinte para calcular as horas extras a serem pagas, com base nos critérios que você mencionou.

      Espero que isso ajude! Se você tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar.

      Excluir
  82. Tenho 3 classificaçoes de pacientes e cada um dele tenho que programar o retorno pra um intervalo diferente, 4 meses, 6 meses e 1 ano (cada classificação tenho uma coluna que coloco a data do último atendimento), consigo fazer essa programação em colunas diferentes, queria junta-las mas não consigo. Pode ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível combinar as programações de retorno para os diferentes intervalos em uma única coluna usando a função SE aninhada no Excel. Vou fornecer um exemplo de como você pode fazer isso:

      Suponha que você tenha as seguintes colunas em sua planilha:

      Coluna A: Número de identificação do paciente
      Coluna B: Classificação do paciente (1, 2 ou 3)
      Coluna C: Data do último atendimento
      Agora, você deseja ter uma coluna onde será calculada a data de retorno com base na classificação do paciente. Você pode usar a seguinte fórmula na coluna D (por exemplo, célula D2):

      =SE(B2=1; C2+120; SE(B2=2; C2+180; SE(B2=3; C2+365; "")))

      Explicando a fórmula:

      A primeira condição (SE) verifica se a classificação do paciente (B2) é igual a 1. Se for verdadeiro, a fórmula calcula a data de retorno somando 120 dias (4 meses) à data do último atendimento (C2).
      Se a primeira condição for falsa, a fórmula passa para a próxima condição.
      A segunda condição verifica se a classificação do paciente é igual a 2. Se for verdadeiro, a fórmula calcula a data de retorno somando 180 dias (6 meses) à data do último atendimento.
      Se a segunda condição for falsa, a fórmula passa para a próxima condição.
      A terceira condição verifica se a classificação do paciente é igual a 3. Se for verdadeiro, a fórmula calcula a data de retorno somando 365 dias (1 ano) à data do último atendimento.
      Se nenhuma das condições for atendida, a célula será deixada em branco (você pode alterar as aspas duplas "" para um valor padrão se desejar).
      Certifique-se de ajustar as referências das células na fórmula de acordo com a estrutura da sua planilha.

      Dessa forma, você terá uma única coluna (coluna D neste exemplo) que mostrará as datas de retorno com base na classificação do paciente.

      Espero que isso ajude! Se você tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar.

      Excluir
  83. Se o valor da célula X estiver compreendida entre 40,000 e 49.999, então a célula X será dúvida por 0,010 E se o valor da célula X estiver compreendido entre 50,000 e 59,999, então a célula X será multiplicada por 0,011. Existe uma fórmula dentro da função para este cálculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível usar a função SE aninhada para realizar esse cálculo com base no valor da célula X. Aqui está a fórmula que você pode usar:

      =SE(E(X>=40000;X<=49999);X0,01;SE(E(X>=50000; X<=59999); X0,011;X))

      Explicando a fórmula:

      A função SE aninhada é usada para testar várias condições.
      A primeira condição verifica se o valor da célula X está compreendido entre 40.000 e 49.999 usando a função E.
      Se a primeira condição for verdadeira, a célula X será multiplicada por 0,01.
      Se a primeira condição for falsa, a fórmula passa para a próxima condição.
      A segunda condição verifica se o valor da célula X está compreendido entre 50.000 e 59.999.
      Se a segunda condição for verdadeira, a célula X será multiplicada por 0,011.
      Se ambas as condições forem falsas, ou seja, se o valor da célula X estiver fora dos intervalos especificados, o valor da célula X será mantido sem alterações.
      Lembre-se de ajustar a referência da célula X na fórmula de acordo com a célula onde você tem o valor a ser calculado.

      Espero que isso ajude! Se você tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar.

      Excluir
  84. Boa tarde professor.
    tenho uma situação assim:
    e uma planilha dados da nota fiscal com numero, data, fornecedor, produtos e valor unitário de produtos
    em outra planilha somente os produtos e aqui quero fazer a seguinte função
    se a célula b5 for = celula da planilha onde tem o numero da nota, o valor do produto será correspondente ao da compra de tal nota....
    porém terei muitas notas e utilizando a função se só consigo fazer 64 aninhamentos.

    como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Se você tem muitas notas fiscais e está enfrentando limitações na função SE para aninhar todas elas, uma alternativa mais eficiente seria utilizar a função PROCV (Procurar Verticalmente). Essa função permite buscar um valor em uma coluna e retornar um valor correspondente em outra coluna na mesma linha.

      Aqui está um exemplo de como você pode usar a função PROCV na sua situação:

      Na planilha onde você deseja calcular o valor do produto com base no número da nota, você pode usar a seguinte fórmula na célula que corresponde ao valor do produto (supondo que o número da nota está na célula B5):

      =PROCV(B5, 'Planilha de Dados'!A:D, 4, FALSO)

      Explicando a fórmula:

      B5 é o número da nota que você está procurando.

      'Planilha de Dados'!A:D é o intervalo de busca onde você tem os números da nota e os valores dos produtos (supondo que a coluna A contenha os números da nota e a coluna D contenha os valores dos produtos). Certifique-se de ajustar o nome da planilha de acordo com o nome real.

      4 é o número da coluna em que está o valor dos produtos (coluna D).

      FALSO indica que você deseja uma correspondência exata do número da nota.

      Essa fórmula buscará o número da nota na planilha de dados e retornará o valor correspondente do produto na mesma linha. Dessa forma, você pode calcular o valor do produto de acordo com a nota fiscal, independentemente da quantidade de notas fiscais existentes.

      Lembre-se de ajustar as referências de célula e os intervalos de acordo com a estrutura da sua planilha. Espero que isso ajude! Se você tiver mais dúvidas, fique à vontade para perguntar.

      Excluir
  85. Professor, boa tarde!
    Preciso saber como faço essa formula: Se o valor total for de 50mil até 69.999,99, ganho um bonus de 1mil , Se o valor total for de70mil até 89.999,99, ganho um bonus de 2mil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para criar essa fórmula no Excel, você pode usar a função SE aninhada. Aqui está a fórmula que atende aos critérios que você mencionou:

      =SE(A2>=50000;SE(A2<=69999,99; 1000;SE(A2>=70000; SE(A2<=89999,99;2000; 0))))

      A fórmula acima assume que o valor total está na célula A2. Vou explicar como a fórmula funciona:

      A primeira condição verifica se o valor total (em A2) é maior ou igual a 50.000. Se for verdadeiro, a fórmula continua.

      A segunda condição (SE aninhada) verifica se o valor total (em A2) é menor ou igual a 69.999,99. Se for verdadeiro, o resultado será 1.000.

      Se a primeira condição for falsa (o valor total é menor que 50.000), a fórmula passa para a próxima condição.

      A terceira condição (outra SE aninhada) verifica se o valor total (em A2) é maior ou igual a 70.000. Se for verdadeiro, a fórmula continua.

      A quarta condição (SE aninhada final) verifica se o valor total (em A2) é menor ou igual a 89.999,99. Se for verdadeiro, o resultado será 2.000.

      Se nenhuma das condições for atendida, o resultado será 0.

      Lembre-se de adaptar a referência da célula (A2) de acordo com a célula onde está o valor total na sua planilha.

      Excluir
  86. Poderiam me ajudar por favor. Eu estou tentando montar uma planilha e nao estou conseguindo ela é desta forma: na linha B2 tenho um valor e eu preciso da seguinte formula na linha C2: se o valor contido na linha B2 for maior ou igual a 100, faça esta multiplicação: B2*0,05 senão, mantenha em 0. Quando uso a formula =Se(B2>=100;"B2*0,05";"0") a multiplicacao ano é feita e sim o resultado sai como texto B2*0,05. No caso seria outra formula? Qual? Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Viviana! Para fazer a multiplicação corretamente na fórmula, você não precisa colocar as aspas em torno da expressão "B2*0,05". Isso faz com que o Excel interprete como um texto em vez de uma fórmula matemática. Aqui está a fórmula corrigida para a célula C2:

      =SE(B2>=100; B2*0,05; 0)

      Certifique-se de remover as aspas em torno de "B2*0,05". Com essa correção, o Excel calculará corretamente o resultado da multiplicação se o valor em B2 for maior ou igual a 100. Caso contrário, manterá o valor em 0.

      Se você inserir essa fórmula na célula C2, poderá arrastá-la para baixo para copiá-la para as células abaixo e aplicar a mesma lógica aos valores correspondentes em cada linha.

      Excluir
  87. faby.diassantos@hotmail.com10 de março de 2023 às 22:18

    Ola Ricardo
    Usei a função cont se para selecionar empréstimo de ferramentas por departamento da minha empresa. Agora preciso excluir as que foram devolvidas . Qual função que utilizo.
    =CONT.SE(D:D;A2)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Aqui está um exemplo de como fazer isso:

      Insira uma coluna adicional ao lado dos dados existentes (por exemplo, se os dados estão em colunas A e B, insira uma nova coluna C).
      Na célula C2, insira a fórmula a seguir e pressione Enter:
      =CONT.SE(D:D, A2) > 0
      Essa fórmula verificará se existe um valor maior que zero na coluna D que corresponda ao valor na célula A2. Se existir, retornará VERDADEIRO, caso contrário, retornará FALSO.
      Copie a fórmula para baixo na coluna C para cobrir todas as linhas de dados.
      Selecione e copie as células na coluna C com os resultados.
      Clique com o botão direito na célula A1 (ou em qualquer célula vazia) e escolha a opção "Colar Valores" para colar os resultados como valores, substituindo as fórmulas.
      Selecione todas as colunas (incluindo a coluna C com os resultados em valores) e vá para a guia "Dados" na faixa de opções.
      No grupo "Classificar e Filtrar", clique em "Filtrar".
      Agora você verá filtros nas células do cabeçalho. Clique na seta no cabeçalho da coluna C e desmarque a opção "VERDADEIRO". Isso irá filtrar e mostrar apenas as linhas em que a ferramenta foi devolvida.
      Selecione todas as linhas filtradas e exclua-as pressionando a tecla Delete ou clicando com o botão direito e escolhendo a opção "Excluir Linhas".
      Desative o filtro clicando novamente na guia "Dados" e em "Filtrar".
      Dessa forma, você terá excluído as ferramentas que foram devolvidas com base nos resultados da função CONT.SE.





      Excluir
  88. Olá...Ricardo, Boa noite.

    Me chamo José Roberto é primeiramente quero lhe dar os parabéns pelo site pois tenho visto quantas dúvidas você tem sido sanadas.

    Gostaria que me ajudasse se possível ok.

    Estou criando um cadastro de clientes e estou classificando esses clientes por nível de compra conforme abaixo:

    Esses clientes tem um perfil de compra sendo assim:

    Clientes de nível 1.
    Compra de R$ 0,00 à R$ 499,99
    Clientes de nível 2.
    Compra de R$ 500,00 à R$ 999,99
    Clientes de nível 3.
    Compra de R$ 1.000,00 ou mais do que R$ 1.000,00

    E conforme o seu nível ele será classificado como:

    - Nível 1 - Bronze
    - Nível 2 - Prata
    - Nível 3 - Ouro

    Exemplo da planilha neste ponto:

    Valor de compra Nível 1 Nível 2 Nível 3 Classificação
    R$ 499,99 x Bronze
    R$ 500,00 x Prata
    R$ 1.000,00 x Ouro

    Estou tentando usar a função SE neste caso.

    Fico muito agradecido se puder me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Roberto! Fico feliz em poder ajudar. Para classificar os clientes de acordo com o valor de compra usando a função SE, você pode usar a seguinte fórmula:

      =SE(valor_de_compra <= 499,99, "Bronze", SE(valor_de_compra <= 999,99, "Prata", "Ouro"))

      Aqui está como a fórmula funciona:

      Se o valor_de_compra for menor ou igual a 499,99, a função retornará "Bronze".
      Caso contrário, se o valor_de_compra for menor ou igual a 999,99, a função retornará "Prata".
      Caso contrário, ou seja, se o valor_de_compra for maior que 999,99, a função retornará "Ouro".
      Você pode aplicar essa fórmula na coluna "Classificação" da sua planilha para classificar automaticamente os clientes com base no valor de compra. Certifique-se de substituir "valor_de_compra" pela célula correta que contém o valor de compra de cada cliente.

      Espero que isso resolva o seu problema!

      Excluir

Comentário(s):